Gestão e Inovação
Postado em 4 de fevereiro de 2025 as 16:34:16
Um total de 131 novos servidores municipais de diversas áreas foram empossados pela prefeita Sheila Lemos, nesta manhã (4), no auditório Lúcia Dórea, no Cemae. Foram convocados 180 candidatos do concurso 001/2024, mas somente 150 estavam aptos. Outros 19 pediram prorrogação de posse. O espaço estava lotado pelos concursados, familiares e amigos que festejaram a convocação.
“É muito gratificante, é como se a gente já estivesse colhendo os frutos de um longo período de plantio. Foram 10 anos de muito estudo, muitas dificuldades, muitas vitórias e esse concurso, com esse cargo que eu tanto queria, vem para recompensar, é uma forma de mostrar que a gente consegue alcançar nossos objetivos, basta ter foco, disciplina, colocar Deus em primeiro lugar e nossos objetivos serão alcançados”, declarou Herbert Luiz Gomes, que passou a ser professor de teoria musical do Município.

Herbert ao lado dos gestores municipais
Com apenas 18 anos, Herbert já estudou piano por 10 anos e, após essa formação equivalente ao nível técnico em piano e harmonia e teoria musical, veio a oportunidade de fazer o concurso. “Vi que tinha área de música, fiquei na dúvida se eu fazia para professor de piano, se eu fazia para professor de teoria, mas a área teórica me despertou mais e, graças a Deus, deu tudo certo e estamos aqui para poder assumir esse cargo”, festejou o jovem.
Trabalho árduo e gratificante
As primeiras palavras da chefe do Executivo para os novos servidores foram: “A partir de hoje, vocês estão no seleto grupo de servidores públicos municipais de Vitória da Conquista. Que vocês sirvam à comunidade com muito amor, porque é através do nosso trabalho que essa cidade se transforma a cada dia. Tenho certeza absoluta que vocês vão se dedicar bastante e que serão muito felizes, sim, no serviço público. Sejam muito bem-vindos à nossa Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista”.
A prefeita Sheila ainda comentou sobre a dualidade do serviço público: árduo e gratificante. “Não se enganem, o trabalho é árduo. A gente trabalha muito todos os dias da semana e, quando é preciso, nos finais de semana e à noite, para que a gente possa fazer essa cidade cada dia uma cidade melhor para se viver. Mas ele é também gratificante. Quando a gente olha nos olhos de quem a gente está atendendo, que a gente conseguiu resolver aquela demanda que a pessoa trouxe, que a gente conseguiu fazer com que a vida daquela pessoa mude para melhor, é muito gratificante”, ponderou a prefeita.
O vice-prefeito Aloísio Alan, que também é servidor público, deu algumas dicas aos novatos e desejou boas-vindas. “É uma luta muito grande e vocês estão de parabéns. A Prefeitura está de portas abertas e espero que seja o início de uma carreira vitoriosa”, afirmou.
Dia de alegria
O vereador Hermínio Oliveira, que representou a Câmara de Vereadores, falou da honra de estar naquela solenidade: “É uma honra estar presente neste momento de felicidade, de alegria. Parabenizo a todos os nossos concursados que fizeram o concurso com muita dedicação, determinação. Eu sei que vocês vão fazer um grande trabalho, ajudando a edificar os nossos limites em todas as direções”.
Para Romar Barros, responsável pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, que realiza o trabalho de convocação dos servidores, o dia é de alegria. “Recebemos com entusiasmo e satisfação cada um de vocês que agora se juntam a um time de servidores historicamente dedicados e zelosos no cumprimento de suas funções”, afirmou o secretário. Romar pontuou ainda: “os servidores recém empossados chegam para somar com a nova administração que vem trazendo grandes mudanças na cidade”. Eles passarão por dois dias de ambientação, no quais terão palestras e cursos de treinamentos e serão conduzidos aos seus postos de trabalho.
Experiências a serem compartilhadas
Jennifer Guimarães, engenheira agrônoma, e Adriana da Silva, assistente social, além de serem empossadas como servidoras municipais no mesmo dia, tem outras coisas em comum: elas já têm uma década de formação, já atuaram no serviço público e verem a oportunidade de agora como uma forma de poder passar seus conhecimentos nas áreas em que vão atuar.
“A minha experiência no serviço público era como docente e agora, aprovada no concurso, eu acabo com um técnico para levar o meu conhecimento aos nossos produtores. A expectativa é muito boa porque eu posso ver de perto o resultado da aplicação das tecnologias que a gente vai ajudar os produtores”, declarou Jennifer.
- Adriana da Silva
- Kayne Vieira (serviço social), Fabrício Vieira (engenheiro agrônomo), Jennifer Guimarães, Lara Oliveira (engenheira ambiental) e Ana Luiza Leite (engenheira florestal)
“Minha expectativa é muito grande, visto que a nossa melhoria tem que ser contínua. E eu pretendo passar o meu melhor, o meu fazer profissional para as pessoas que vão precisar do meu trabalho, principalmente os usuários do Município de Vitória da Conquista”, disse Adriana, que destacou o seu aperfeiçoamento na área. “No decorrer da minha carreira, acabei me aperfeiçoando. Fiz especialização e mestrado, comecei doutorado, mas por circunstância da vida tive que parar. Eu acho que a carreira de assistência social é muito promissor e é muito importante para as políticas públicas que o município executa”, comentou.
A programação contou ainda com palestras sobre desenvolvimento profissional, estrutura da Prefeitura de Vitória da Conquista, direitos e deveres dos servidores públicos municipais e comunicação não violenta e com a apresentação cultural de Marcelly Cillani.