Na manhã desta terça-feira (8), representantes do Instituto Aliança – organização de interesse público que atua no desenvolvimento humano sustentável, participaram de um encontro na sala de reuniões do gabinete da prefeita Sheila Lemos para discutir, com a equipe do Governo, uma parceria com a Prefeitura para ampliar as políticas de proteção às crianças e adolescentes.

Além da prefeita, estiveram presentes o vice-prefeito Aloisio Alan Fernandes e os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Michael Farias; Educação, Edgard Larry; Finanças, Rodrigo Bulhões; Comunicação, Daniella Oliveira; a subsecretária de Saúde, Kalily Rocha, e a assessora técnica do Instituto, Adriana Nascimento. A presença dos secretários enfatizou a importância de diferentes setores da Prefeitura estarem engajados no desenvolvimento de projetos voltados à população infanto juvenil.

Durante a reunião, a diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, e a coordenadora Rebeca Ribas apresentaram o programa do Instituto intitulado: “Na Real”, que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos do uso de álcool, utilizando a linguagem do cinema e do teatro. A prefeita Sheila Lemos recebeu com entusiasmo a proposta, e sugeriu integrá-la ao projeto “Carreta da Cultura”, da Secretaria Municipal de Cultura. A carreta, que está em fase de licitação, funcionará como um palco itinerante levando eventos culturais e educativos a várias localidades, especialmente na zona rural.

“Sabemos do problema do uso de álcool na adolescência e temos uma preocupação muito grande neste quesito, sobretudo com as crianças e adolescentes da zona rural. Acredito que a proposta irá se adequar bem tanto na carreta como nos espaços das escolas”, declarou Sheila.

Em outro ponto da reunião, as representantes do Instituto também elogiaram e escrutinaram a prefeita sobre o modelo de gestão das políticas voltadas à infância e adolescência implementada pelo município, mencionando o funcionamento de órgãos como o Centro Integrado da Criança e do Adolescente, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes para as ações do selo Unicef (Nuca) e ainda o processo de implementação do Complexo de Escuta Protegida.

A prefeita informou que as políticas de proteção às crianças e adolescentes possuem um papel de destaque desde a composição do orçamento do município, inseridas de maneira prioritária no Plano Plurianual (PPA). “Temos que trabalhar para evitar que crianças e jovens estejam em espaços violentos, que sejam desassistidos. E a parceria entre instituições contribuem para o sucesso dessas políticas. O Instituto trouxe um projeto viável para coibir o consumo de álcool pelos adolescentes no município e já pensamos em um trabalho que envolva as escolas e levar esse assunto até as crianças, para que eles tenham entendimento dos efeitos maléficos do álcool. A proposta é trabalhar desde a base, com todas as crianças, para evitar que este consumo aconteça”, afirmou a prefeita.

Alan

Rebeca, que é coordenadora do projeto Na Real, complementou que o programa trabalha o problema do consumo precoce de bebida alcoólica entre adolescentes de 12 a 17 anos e que a arte é uma poderosa ferramenta de comunicação com os jovens, na tentativa de coibir tal comportamento. “Essa questão do consumo é um problema que não é só do Brasil, e não é só da Bahia, é uma questão mundial. Muda um pouco o formato, a intensidade, mas é um problema que o mundo inteiro vem enfrentando. Então, a gente já vem trabalhando aqui no Estado da Bahia desde 2022, e o Estado da Bahia também tem números que são bem alarmantes de consumo. O consumo começa cada vez mais cedo e mais intensamente e agora vamos seguir nessa articulação com a Prefeitura para trazer este programa”, salientou a coordenadora.

Rebeca

Para a diretora do Instituto, a reunião foi profícua e deverá resultar em mais uma boa prática a ser adotada pelo Governo Municipal. “Vitória da Conquista pode ser um farol para outros tantos municípios no Brasil que precisam avançar. Que a criança e o adolescente passem a ser prioridade, o centro das atenções e mais do que isso, que os municípios aprendam a inserir essas políticas orçamentárias nos seus planos plurianuais, algo que é de fato inovador e muito importante”, declarou Ilma.

Ilma

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ratificou a importância do encontro e comemorou o avanço das políticas relacionadas à defesa dos direitos humanos feitas pelo Município. “Esta conexão com o Instituto Aliança é fruto dessa relação institucional da Prefeitura de Conquista com a Unicef isso vem trazendo ganhos significativos para o fortalecimento da política da criança e do adolescente pra gente melhorar a vida dessas crianças dessas famílias e principalmente construir políticas públicas que sejam efetivas”, completou Michael.

Michael