Desenvolvimento Social
Postado em 11 de dezembro de 2018 as 14:07:41

Vice-prefeito (ao centro). À esquerda, o adolescente Jeferson e o presidente do Comdica, Joab, À direita, Dr. Juvino e a delegada Rosilene
Participação do público infantojuvenil no evento que trata de seus direitos é notável
“Nós também somos o presente”. A declaração do adolescente Jeferson Assis (17) arrancou aplausos e gritos de quem esteve presente na abertura da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na tarde desta segunda-feira (10), no auditório da Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista.
Depois da reação acalorada da plateia, o integrante do Instituto Social Vivendo e Aprendendo continuou: “Vamos fazer hoje acontecer, para no futuro termos algo muito melhor para nossas vidas e os futuros adolescentes e jovens. Desejo a vocês que participam da conferência, que botem suas ideias à mesa para discussão. Uma boa conferência a todos”. Novos palmas e brados se seguiram.
Representando o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, reafirmou a fala do adolescente Jeferson: “Talvez, hoje nós encontramos várias barreiras, grandes pedras no caminho, porque não houve essa preparação. Vamos sim nos preocupar com nossos jovens. Com certeza, o dia de hoje vai ficar gravado na mente dos adolescentes que estão aqui e eles vão passar para outros colegas”. Em seguida, a vice-prefeita desejou um bom proveito das palestras e debates e em nome do prefeito declarou a abertura oficial da X Conferência.
Ainda fizeram parte da mesa de abertura: o juiz da e Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Vitória da Conquista, Juvino Brito; a delegada Rosilene Moreira Correia, e o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Joab Oliveira.
Protagonismo juvenil – E não é só Jeferson que está atento ao que vai ser discutido nestes dois dias de conferência. Nesse importante espaço em que os direitos da criança e do adolescente serão tratados tanto pelo poder público como pela sociedade, tanto pelo adulto especialista como pelo adolescente em formação, o destaque vai justamente para o protagonismo juvenil. Dos mais de 200 participantes, a maioria é adolescente.

As delegadas juvenis Ananda e Ana Clara
As colegas Ananda da Silva (12) e Ana Clara Rocha(11), educandas do Lar Santa Catarina de Sena, também estão vigilantes ao tema proposto para essa edição, que é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Nessa terça-feira (11) pela manhã, elas estarão debatendo o eixo temático “Participação e protagonismo social da criança e do adolescente”.
“Vamos participar do eixo 2 para também dar nossa opinião, para ver o que a gente acha disso, pois a gente também tem direitos. Aqui a gente vai falar sobre esses direitos e propostas para melhorar”, comentou a jovem delegada Ana Clara.
Para a delegada Ananda é importante participar desse momento: “É bom porque é para melhorar a sociedade, que tem muita coisa acontecendo e as pessoas só observam. Então os adolescentes estão aqui para ver o que pode melhorar na sociedade e espero que melhore mesmo”.

Valéria também ressalta a participação dos adolescentes nesta conferência
Palestra – Após a abertura solene, a palestra magna sobre o tema central da conferência foi explanado pela assistente social Valéria Cardoso, que atua na Proteção Social Especial de Alta Complexidade em Belo Horizonte. De maneira clara e didática, ela resumiu o que será tratado durante o evento para que as crianças e adolescentes participantes compreendam o que está em questão. “Nós temos que falar para vocês porque nesta conferência, a participação dos adolescentes é para dar vez e voz. Pois como bem disse o Jeferson, não é o futuro; vocês têm que participar e fazer acontecer agora”.
A diretora da Fundação da Criança e do Adolescente da Bahia (Fundac), Regina Affonso, também tratou da proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências. Na abertura, houve também a apresentação artística das educandas da Pastoral do menor Nossas Senhora das Graças.