Desenvolvimento Social
Postado em 16 de fevereiro de 2022 as 19:00:29
Uma iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Gestão e Inovação (Semgi), teve início nesta quarta-feira (16), no auditório do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, o projeto “Cuidando de quem Cuida”, com o objetivo de promover a escuta e o acolhimento dos trabalhadores que estão atuando na linha de frente de atenção às famílias desabrigadas ou desalojadas durante as fortes chuvas do mês de dezembro.

A proposta inicial foi realizada pela Semdes, que percebeu a demanda durante a escuta dos trabalhadores que estão em contato com as famílias atingidas pelas chuvas. “Ao identificarmos essa demanda de cuidado, fizemos a proposta à Semgi, que prontamente disponibilizou uma equipe para realizar ação, que é uma oferta de cuidado oferecido pela Prefeitura ao trabalhador”, explicou a coordenadora da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, Cássia Lucena.
Durante o primeiro encontro, a equipe da Semgi realizou dinâmicas que possibilitaram a reflexão acerca do autocuidado e da importância disso para realização de um bom trabalho sem se sobrecarregar. “Nós estamos proporcionando um espaço de discussões sobre sentimentos e emoções advindos da atual conjuntura, através das discussões, em que os servidores possam encontrar estratégias para lidar com as mudanças provocadas pelo momento”, explicou a gerente de Gestão de Pessoas da Semgi, Débora Taita Moreira.
A servidora Lélia Lima Carvalho, que está atuando no abrigo provisório da Escola Municipal Marlene Flores, avaliou o projeto de forma positiva. “Foi muito bom porque a gente aprende que tem que cuidar primeiro de nós para oferecer para o outro o melhor que temos e se a gente não estiver bem, não vamos passar isso”, avaliou Lélia.








