Nesta segunda- feira (2), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Defesa Civil e das Secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Desenvolvimento Social (Semdes), Mobilidade Urbana (Semob) e Serviços Públicos (Sesep), está realizando intervenções e monitorando áreas da cidade que sofreram os impactos do temporal que atingiu o município no último domingo (1º). O governo reforça que a cidade permanece em estado de alerta devido às previsões meteorológicas.O volume médio de 28,87 mm de chuva, e a maior precipitação registrada foi de 41,01 mm na região do Centro da cidade em um período de duas horas. Durante o temporal, foram registradas ocorrências de alagamento e deslocamento de material da Rua Lourival Cairo para a Av. Guilhermino Novais, no bairro Recreio, resultando no alagamento de duas residências e no afundamento da via na Av. Expedicionários, também no Recreio. Houve o registro de alagamento de três residências na Rua Mem de Sá, no Alto Maron, e o desabamento de uma casa no Povoado de Abelhas.

No total, 34 pessoas foram afetadas pela chuva, com uma família de quatro membros sendo desalojada e já recebendo encaminhamento da Semdes para Auxílio Moradia. A Seinfra também está realizando reparos na rua Lourival Cairo que permanece interditada para o acesso de veículos.

O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, ressaltou que as equipes estão trabalhando para limpar as vias e manter os canais de captação de água pluvial desobstruídos. “Fizemos um trabalho antecipado nos canais e isso minimizou os impactos, conforme esperado”, explicou.

Queda de muro

A Coordenação Municipal de Defesa Civil foi acionada para vistoriar a área interna de uma empresa após o desabamento de um muro que dividia a propriedade com uma escola estadual. O incidente ocorreu na tarde de domingo (1º), mas, felizmente, não houve vítimas, apenas danos materiais. A Defesa Civil realizará uma vistoria e elaborará um laudo com as informações coletadas para embasar as providências a serem tomadas.

Rosângela Freitas, coordenadora da Defesa Civil, ressaltou a importância da colaboração da população no que diz respeito à limpeza das vias. “Apesar de não termos tido grandes danos, é necessário que a população ajude na limpeza. O alagamento em Panorama foi administrável devido à bacia de contenção, que evitou problemas maiores”, declarou.

Visitas Suspensas no Poço Escuro

Devido aos impactos das fortes chuvas e para garantir a segurança dos visitantes e a preservação da área, as visitas à Reserva do Poço Escuro estão suspensas temporariamente. A medida é preventiva e visa evitar riscos em trilhas e áreas de encosta dentro da reserva.

Alerta Laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o Alerta Laranja, indicando risco de Tempestade (Perigo), válido até 4 de fevereiro de 2026. As condições esperadas incluem chuvas de até 100 mm/dia; ventos intensos (60-100 km/h) e risco de granizo; e possibilidade de cortes de energia e novos alagamentos.

Em caso de emergência, a Defesa Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone (77) 3229-3456 ou via WhatsApp (77) 98856-5070. A população é orientada a ficar atenta às recomendações das autoridades e a colaborar com as ações de limpeza e monitoramento.