Gabinete Civil
Postado em 19 de março de 2025 as 08:05:52
Modernizar, digitalizar e inovar são os pilares do novo programa que está sendo implantado pela Prefeitura de Vitória da Conquista para tornar a gestão pública mais eficiente, transparente e, principalmente, de excelência na prestação de serviços públicos municipais ao cidadão. O programa engloba uma série de iniciativas estratégicas, com destaque para os serviços digitais da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e o Portal de Serviços Conecta Conquista.
“O programa representa um marco na história da administração municipal”, afirma a prefeita Sheila Lemos. “Estamos comprometidos em transformar a gestão pública para oferecer serviços de qualidade, de forma ágil e eficiente. Com este programa, que já vem sendo implementado desde a nossa gestão passada, vamos modernizar a Prefeitura, facilitar a vida dos cidadãos e construir uma cidade mais inteligente e conectada”.
Segundo a gestora, o programa se baseia em um conceito amplo de inovação que vai além da simples adoção de novas tecnologias. “Inovação, para nós, é a criação, desenvolvimento e implementação de novas ideias, produtos, serviços ou processos que geram valor para a sociedade. Essas mudanças vêm sendo implementadas nos últimos anos pela nossa gestão porque o nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão conquistense”.
Como parte dessa proposta, o Governo Municipal também realiza uma ampla reforma administrativa a fim de atender às necessidades da máquina pública e aproximar-se da realidade do município, hoje com mais de 394 mil habitantes. A reforma visa otimizar a estrutura organizacional, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Os projetos foram encaminhados nesta terça-feira (18), para apreciação da Câmara, e devem lidos na sessão desta quarta-feira (19).
“Somos um município que avança e se desenvolve de forma extraordinária e a Prefeitura precisa estar preparada para acompanhar esse crescimento vertiginoso”, destacou a prefeita.
Projetos de Lei
Os projetos de lei encaminhados à Câmara estão relacionados à criação da Secretaria Municipal de Esportes (SME) e reestruturação do Gabinete Civil e das secretarias municipais de Comunicação (Secom); Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Desenvolvimento Econômico (SMDE); Meio Ambiente (Semma), e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).
Segundo o chefe do Gabinete Civil, Ivanildo Silva, as mudanças são fundamentais para modernizar a gestão pública e garantir serviços de qualidade à população. “O objetivo é eliminar redundâncias, fortalecer áreas estratégicas, adotar novas tecnologias e simplificar processos, tornando a Prefeitura mais eficiente e responsiva, com um trabalho de excelência para todos”.
IPTU digital
O IPTU totalmente digital está entre as ações de modernização do serviço público. A economia para o município, sem a impressão e distribuição dos boletos, superou os 500 mil reais, e ainda trouxe comodidade para o contribuinte.
“A digitalização do IPTU foi um passo importante para modernizar a gestão tributária e facilitar a vida dos contribuintes”, destaca o secretário de Finanças, Rodrigo Bulhões. “Com essa iniciativa, que representa uma inovação incremental e tecnológica, vamos reduzir o consumo de papel, agilizar o processo de emissão e pagamento do imposto e oferecer mais comodidade aos cidadãos, que não precisam se deslocar até a Prefeitura para resolver essas questões”.
Conecta Conquista: Seus Serviços Municipais em um Só Lugar
Outra iniciativa importante da Prefeitura na área de inovação é o Conecta Conquista, uma Carta de Serviços ao Usuário do Município de Vitória da Conquista, em conformidade com a Lei Federal nº 13.460/2017. O portal reúne informações sobre todos os serviços oferecidos pelos órgãos públicos municipais, de forma transparente e acessível. Através do Conecta Conquista, os cidadãos podem encontrar informações sobre como solicitar, acompanhar e avaliar cada serviço, além de acessar prazos, custos e requisitos.
“O Conecta Conquista é um instrumento de transparência e controle social, que permite à população acompanhar e fiscalizar a gestão pública”, afirmou a prefeita Sheila Lemos. “Com essa inovação incremental e tecnológica, estamos facilitando o acesso aos serviços municipais e promovendo a transparência na gestão pública”.