A Prefeitura de Vitória da Conquista (PMVC) foi reconhecida mais uma vez pelo trabalho que tem realizado na educação pública do município. Desta vez, a gestão municipal recebeu o ouro no “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).

A premiação é uma certificação destinada aos municípios que demonstram excelência na implementação de práticas eficazes para a alfabetização de crianças na educação básica, especialmente no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental).

Momento em que o secretário de Educação informa à prefeita sobre a premiação

Nesta quinta-feira (5), enquanto entregava mais uma unidade de ensino revitalizada pelo Governo Municipal – a Escola Municipal de Baixa da Fartura, no Assentamento Amaralina -, a prefeita Sheila Lemos falou sobre a premiação, que, segundo ela, demonstra que Vitória da Conquista está realmente alfabetizando as suas crianças. “Os alunos saem dos anos iniciais sabendo ler e escrever. Isso é muito importante, porque a gente sabe que, com uma base bem feita, se consegue uma vida escolar bem diferente. Então, cada vez mais, nós vamos fortalecer a educação básica”, afirmou a gestora.

Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, trata-se de uma recompensa pelos esforços que têm sido feitos pelo Governo Municipal. “Estamos realizando um grande trabalho, planejado, para recuperar o tempo que foi perdido com a pandemia. E os resultados, os frutos, positivos, começam a aparecer. Parabéns a todos que estão envolvidos no letramento de nossas crianças. Vamos continuar avançando”, declarou Larry.

Ainda segundo Larry, a pontuação alcançada por Vitória da Conquista (93 pontos) reflete a forma como os investimentos vêm sendo feitos nessa área. “Nós tivemos uma pontuação que nos permitiu ser contemplados com Selo Ouro. Então, nós somos um município que tem o selo ouro e com uma pontuação expressiva no Ministério da Educação em relação ao trabalho que vem sendo realizado no âmbito da alfabetização”, declarou o secretário.

Regulamento

Para obter o Selo Ouro, o município deve atender a uma série de critérios estabelecidos pelo MEC, que avaliam a qualidade das práticas pedagógicas e a efetividade dos resultados. Esses critérios são fundamentados em diretrizes e políticas públicas de alfabetização.

Para participar da Concessão do Selo Compromisso com a Alfabetização, o município deve responder, no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), a um questionário com 20 questões, que possuem valores de 0 a 5, totalizando 100 pontos. Para obter o Selo Ouro a pontuação mínima é 85.