A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel), está promovendo, ao longo desta semana, a etapa de escutas setoriais para a implementação dos editais de fomento à cultura em Vitória da Conquista, através de recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), estabelecida pela Lei nº 12.399, de 8 de julho de 2022. O primeiro eixo de discussão – Literatura, livro, leitura e biblioteca – teve início nesta segunda-feira (13), e os próximos seguirão até sexta-feira (17), no auditório da Casa Memorial Régis Pacheco.

De acordo o assessor da Sectel, Marley Vital, a escuta setorial tem como objetivo principal identificar os agentes da cadeia produtiva, artistas e demais manifestações culturais da cidade, além de envolver todos os interessados em participar da elaboração dos editais. “A participação nas escutas setoriais é fundamental para que a Sectel possa conhecer as demandas específicas dos fazedores de arte e da comunidade cultural em geral. Essa é uma oportunidade para os artistas e agentes culturais expressarem suas necessidades e contribuírem para a construção de políticas públicas mais efetivas e inclusivas no âmbito cultural”, destacou.

Os recursos disponibilizados pela PNAB para a cidade são de R$ 1.845.884,91 para ações gerais e R$ 615.294,97 para o programa Cultura Viva. Esses valores representam uma importante oportunidade para impulsionar a cultura local, permitindo o financiamento de projetos e ações que fortaleçam o setor cultural e promovam o acesso à arte e à diversidade cultural.

Confira, a seguir, a programação completa das oitivas: