Para realizar o cadastro, acesse:censocultural.pmvc.ba.gov.br

Lançado no dia 12 de novembro durante as comemorações do aniversário de 177 anos da cidade, o Censo Cultural é uma iniciativa inédita da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A iniciativa é uma importante ferramenta de aprimoramento do fazer artístico e seus atores.

Por meio do site disponibilizado no Portal da Prefeitura, os artistas irão responder a um questionário com perguntas simples, tais como “A qual segmentação de arte pertence?”; “Quais deficiências do processo público frente à classe artística?” e “quais as sugestões para melhorias da Secretaria de Cultura”.

Cainã Araújo, 27, natural de Vitória da Conquista, é cantor e músico instrumentista de forró. Ele é um dos músicos que participam do Censo e acredita que a proposta é importante por gerar dados estatísticos para a Secretaria de Cultura. “É importante até para a própria Secretaria de Cultura ter ciência, ter a noção de quantos artistas tem na cidade e região, quantos artistas disponíveis tem por aí esperando um momento para poder mostrar a sua arte”, finaliza.

O coordenador de Cultura, Ricardo Benedicts Júnior, responsável pela elaboração do Censo Cultural, destacou a importância da ferramenta e afirmou que “o Censo tem a finalidade de construir uma plataforma de dados que possibilite ao poder público o acesso a uma planilha atualizada em relação ao fazer cultural e artístico de Vitória da Conquista e região. Além disso, proporciona uma vitrine que possibilita um melhor diálogo entre produtores culturais, artistas e poder público”. Segundo ele, o Censo será um dispositivo de uso constante da população.