Representantes dos povoados de Baixa Grande, Santo Antônio, Lagoa do Arroz e Lagoa de Mulatinho, localizados no distrito de José Gonçalves, foram recebidos pela prefeita Sheila Lemos na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), nesta manhã (24). Os assuntos em pauta foram a necessidade de ampliação do abastecimento de água em Lagoa do Arroz e a limpeza de aguadas nas localidades de Baixa Grande e Santo Antônio, ações que serão executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).

“Desde o início do nosso mandato estamos próximos à zona rural em atendimentos e visitas nas regiões, e ouvir essas demandas dos moradores, como as dessas localidades, facilita ainda mais o atendimento das demandas que de fato a comunidade precisa”, disse a prefeita, que pediu ao secretário da pasta, Breno Farias, celeridade no atendimento às demandas.

O secretário explicou o que já foi realizado, solicitou lista de necessidade para dar celeridade aos trabalhos nestas regiões e se comprometeu a visitar o local para verificar a situação. Em Lagoa do Arroz, a SMDR pretende implantar o sistema simplificado com caixa de 10 mil litros. “Se a comunidade quiser o chafariz, implantamos de imediato. Isso vai permitir atender mais pessoas”, disse.

O Governo Municipal vem tentando suprir o abastecimento de água na Zona Rural. Atualmente, 14 carros-pipas levam água para as localidades que não contam com abastecimento de agua da Embasa ou do sistema simplificado. “A prefeita tem entendido essa causa tão sensível e este trabalho não vai parar até a gente conseguir a ter o maior número de pessoas atendidas”, afirmou o titular da SMDR. O secretário destacou que, nos últimos meses, já foram instaladas 60 caixas, e tem uma segunda licitação para 90 caixas, que deve sair nos próximos 60 dias. A SMDR está mapeando as áreas mais necessárias para as caixas.

Para os representantes de Baixa Grande, Santo Antônio e região, a reunião com a prefeita foi muito importante. “Poder falar diretamente com a prefeita junto com o secretário faz a diferença. Trouxemos as demandas e a prefeita, prontamente, solicitou ao secretario a execução. Nossa caminhada está dando certo”, comentou Fábio da Silva, morador de Baixa Grande.

A lavradora Rosa Ferreira Santana, da comunidade quilombola de Lagoinha, falou das necessidades do local e agradeceu ao governo pela reunião. “Ficamos muito satisfeito de a prefeita receber a gente. Muito obrigada pela oportunidade que deu a gente. Só temos que agradecer”.

Um olhar especial para a Educação na zona rural

Líder comunitária de Lagoa do Arroz e professora da Rede Municipal de Ensino, Leolina de Sousa, conhecida por Liu, ressaltou a importância dada pelo Governo Municipal à Educação. Exemplo disso é que foram implantadas, na sua comunidade, o Eja e a Educação Infantil. “A senhora tem um olhar especial para a Educação na zona rural. Um ponto positivo é o zelo pelas escolas da zona rural. É um avanço. A partir desta gestão temos Educação Infantil e Eja”, disse a professora à prefeita, que respondeu: “Por isso brigo tanto pela Educação, porque só a educação transforma a vida das pessoas”.

As reuniões foram intermediadas por Wando Matias, coordenador de logística da PZO, que é líder comunitário da zona rural. Também participaram Régis, do povoado de Lagoa de Mulatinho; Evandro Barreto, do povoado de Santo Antônio, e Gerson e Alex de Jesus, representantes da Lagoa do Arroz.