A Prefeitura de Vitória da Conquista segue com o protocolo de ações integradas para minimizar os efeitos das chuvas que vêm atingindo o município desde a última sexta-feira (22). Ações emergenciais são realizadas em todos os locais onde houve danos provocados pelas fortes chuvas. O Comitê de Crise, que tem à frente à prefeita Sheila Lemos e é representado por todas as secretarias, está atuando com o Plano de Contingência para resolver as situações pontuais e garantir a continuidade do serviço público e o bem-estar da população. Em Bate-Pé, a Unidade de Saúde da Família foi afetada pelas chuvas, que entrou pelo telhado, mas já está recebendo a atenção do Governo Municipal para que o atendimento à população não seja prejudicado.

Chuva entrou pelo telhado

Com apoio do Comitê de Crise, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está fazendo o levantamento dos prejuízos causados à estrutura da Unidade de Saúde de Bate-Pé para entrar com as intervenções necessárias de forma a não prejudicar o atendimento de saúde prestado à população. “A população pode ficar despreocupada que o atendimento será realizado, porque temos um Plano de Contingência para as situações emergenciais. A gestão está atenta a todas as situações e pronta para resolvê-las”, disse a secretária de Saúde, Fernanda Maron.

Ainda, segundo a secretária, a Unidade de Saúde de Bate-Pé é uma antiga casa de parto que foi transformada em unidade de saúde. É um espaço grande que já passou por algumas reestruturações de telhado e que está no cronograma de reforma do programa Saúde Renovada, e justamente por seu tamanho requer um projeto mais amplo. “A gente corrige o telhado sempre, mas por conta de uma quadra próxima, as telhas estão sempre quebradas por causa das bolas que atingem o telhado. Na reforma, vamos ter que colocar uma proteção para evitar que isso ocorra”, explicou a secretária.

Outra providência tomada pela SMS foi acionar as apoiadoras da Diretoria de Atenção Básica de todas as unidades para informar se houve danos estruturais em outras unidades de saúde do município, para que a equipe de infraestrutura da Saúde possa inserir nas prioridades do Governo Municipal, a fim de garantir a continuidade da prestação do serviço público à comunidade.