Governo
Postado em 25 de outubro de 2023 as 11:13:37
A Secretaria Municipal de Governo (Segov) apresentou os dados do Governando com as Pessoas, cuja votação foi concluída no último dia 14. A análise demostra uma resposta positiva dos moradores do bairro Zabelê ao projeto-piloto realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Nessa etapa, a população escolheu 14 intervenções que serão realizadas até o final do ano. Foram 1.843 pessoas cadastradas e 1.343 votos válidos.
“A população participou de forma muito ativa. Foram 6% da população do bairro. Esse é um projeto-piloto ainda, mas a população, ao usar a tecnologia, demostrou vontade de opinar nos rumos da gestão. E o Governando com as Pessoas é o grande instrumento que o Governo Municipal, liderado pela prefeita Sheila Lemos, tem para ouvir essa população e governar ainda melhor ao realizar o que ela nos demanda”, declara a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.
Diferente de outros mecanismos de participação popular utilizados no município, o Governando com as Pessoas empregou o meio digital para garantir uma ampla escuta. “Isso mostra que as pessoas, estimuladas pela tecnologia, podem participar da vida pública de uma maneira muito proativa”, comenta a responsável por rodar o projeto.
Intervenção escolhida é compromisso assumido
O diferencial do Governando com as Pessoas é que ele foi planejado para que as etapas sejam realizadas dentro do cronograma já aprovado pela Administração Municipal. Todas as obras e serviços propostos pela Prefeitura estão dentro da capacidade financeira e técnica de execução.
“Estamos fazendo ajustes internos para cumprir o estabelecido pelo programa, que é: a população vota, prioriza e o governo executa de forma escalonada”, afirma a Geanne. Para isso, além dos técnicos das secretarias-fins, há um servidor da Secretaria de Governo responsável por acompanhar cada intervenção.
Nos próximos dias, o Governo Municipal estará divulgando a obra e serviço mais votados nos sete loteamentos e que serão executados até o final da primeira quinzena de dezembro. “Trabalhamos com a análise dos dados, alinhamos com as secretarias para que elas se organizem para entregar as obras e os serviços no tempo estipulado e agora aguardamos o comando da prefeita para o início das intervenções, que será em breve”, anuncia a secretária.
Pontos de atendimento
Um ponto de equilíbrio notado na análise dos dados foi mesclar o digital com o presencial, disponibilizando pontos de atendimento nas escolas e unidades de Saúde do Zabelê e no Cras Miro Cairo para auxiliar os moradores que não tinham acesso à internet ou não tinham familiaridade com o sistema.
“Havia dúvidas referente à garantia de participação para aqueles que não tinham o recurso tecnológico e nós podemos contar com a intersetorialidade do Governo para Pessoas, que trabalhou para fortalecer esse que é um projeto em teste”, afirma Geanne. De acordo com a análise, nos loteamentos Cidade Maravilhosa e Urbis IV, que não têm equipamentos púbicos, a participação foi menor do que nos demais locais.
Etapas anteriores
- Lançamento
- Reunião técnica
- Mobilização
Lançado em 16 de junho, numa parceria entre as prefeituras de Vitória da Conquista e Salvador, o programa utilizou o sistema da capital criado para rodar o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB).
Em julho e agosto, as secretarias responsáveis pelo ONB e a Segov realizaram a transferência de tecnologia e prepararam o sistema para implantação do projeto. Ainda no fim de julho, a Prefeitura começou a mobilizar a comunidade do Zabelê para adesão ao projeto.
De 4 a 15 de setembro, ocorreu a primeira etapa de votação do Governando com as Pessoas que recebeu 1.906 indicações dos moradores e trabalhadores do bairro Zabelê.