Foto de divulgação do programa, com os apresentadores e repórteres mirins (Estúdio Amor em Fotos)

Recentemente, ao abrir a caixa de mensagens de seu e-mail, a instrutora de Artes da Prefeitura, Daisy Andrade, se deparou com uma notícia animadora: o programa de rádio “A Hora do Bebê”, produzido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista e levado ao ar em 2019, pela rádio Uesb FM (97,5), havia sido incluído na plataforma colaborativa IdeiaSUS, ao mesmo tempo em que figurava na lista das 12 práticas consideradas mais relevantes para o Brasil.

O programa encontra-se publicado no site da IdeiaSUS, na categoria “Educação, Informação e Comunicação em Saúde”. Além disso, as 51 edições também estão disponíveis no Spotify, onde já somaram quase 1 milhão de acessos.

“No inicio, achei que era um e-mail spam, um trote. Mas, quando entrei no site, fiquei bem feliz”, relata Daisy, que integrou a dupla de apresentadores do programa, ao lado de Célio Santos.

Segundo a mensagem recebida pela servidora, a inclusão de “A Hora do Bebê” no banco de práticas da FioCruz foi resultado da participação do programa na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada em Brasília (DF), em julho de 2019. Na ocasião, a iniciativa esteve entre os 36 trabalhos selecionados, de um total de 158, para representar a Bahia no evento.

De acordo com Daisy, em Brasília, a equipe foi informada que esse é primeiro programa de rádio do Brasil, com temática voltada ao bebê, nascido em ambiente hospitalar e com participação dos próprios profissionais de saúde. O pioneirismo, somado à qualidade do conteúdo, renderam notoriedade à iniciativa. “São temas bem relevantes da saúde, de forma muito simples, que é a forma como a gente ensina os bebês. E isso teve um impacto muito grande, durante cinco anos, dentro do ambiente hospitalar”, completou.

“A Hora do Bebê” foi ao ar durante o segundo semestre de 2019, sempre às quintas-feiras e com uma hora de duração, a partir das 13h. Viabilizado por um edital de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), seguido de um processo seletivo, o projeto teve o objetivo de tratar da primeira infância por meio de quadros como “A Hora do Blablaês”, “A Hora do Chocalho”, “A Hora da História”, “Agendinha Cultural”, “As Fernandicas” e “Repórter BB”. De forma leve e divertida, a atração transmitia ao público informações sobre saúde, cultura e educação, que são pontos essenciais para o desenvolvimento pessoal na primeira infância.

Plataforma IdeiaSUS

A plataforma IdeiaSUS é uma iniciativa cooperada entre a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o objetivo de identificar, registrar e divulgar, em âmbito nacional, experiências ou práticas em saúde que contribuam com a implementação de soluções para problemas de saúde em regiões específicas.