Notícias
Postado em 13 de julho de 2017 as 11:52:54
Os donos de caminhões-pipa interessados em participar do credenciamento da Operação Pipa têm até o dia 21 deste mês para solicitar a inspeção sanitária dos tanques que transportam a água potável. O procedimento é necessário para que a Vigilância Sanitária e Ambiental do Município libere a licença inicial ou a renovação da Autorização Sanitária.
Nessa quarta-feira, 12, os primeiros pedidos começaram a ser feitos na própria sede da Vigilância Sanitária. Para fazer a solicitação, o responsável pelo caminhão-pipa deve levar os seguintes documentos: Alvará de Licença para Localização e Funcionamento, emitido pela Secretaria Municipal de Finanças, em nome do proprietário do veículo; Carteira Nacional de Habilitação do condutor; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); Comprovante de residência em Vitória da Conquista, em nome do proprietário do veículo, e preenchimento de requerimento da Vigilância Sanitária.
A Vigilância Sanitária está situada na Praça Virgílio Ferraz, nº 130, Centro. O horário para atendimento é de 8h às 12h e de 14h às 18h. A previsão é cadastrar cerca de 70 caminhões-pipa.
Vistoria– A inspeção sanitária é uma das exigências que visam garantir a qualidade da água e assegurar que a saúde da população atendida pela Operação Pipa não seja afetada. “A água da Operação Pipa é tratada, mas não adianta a população receber uma água da Embasa, transportada por um caminhão que não tem condições higiênico-sanitárias. Nossa vistoria traz uma garantia de que essa água vai estar em um tanque com as condições necessárias para um transporte seguro da água”, explica a inspetora sanitária Cristiane Couto.
Os veículos serão submetidos à inspeção entre os dias 01 e 11 de Agosto, sempre no período da manhã, no Deserg. A vistoria observa as condições físicas do tanque, como a pintura, presença de ferrugem, e o estado de torneiras e mangueiras. Além disso, também serão conferidos os documentos referentes à tinta apropriada para o transporte de água potável e o registro de limpeza do tanque.
A autorização expedida aos veículos aprovados na inspeção tem validade de seis meses, sendo válida exclusivamente para a Operação Pipa, que é executada pelo Exército Brasileiro com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista.