Desenvolvimento Social
Postado em 22 de agosto de 2013 as 10:36:37
Com objetivos de evangelizar e prestar assistência às pessoas privadas de liberdade em Vitória da Conquista, bem como aos seus familiares, foi criada a Pastoral Carcerária no município.
Formada por um grupo de voluntários, a pastoral realiza visitas semanais ao Presídio Nilton Gonçalves. Durante as visitas, os agentes da pastoral acompanham as dificuldades dos internos e procuram ouvir e dar uma atenção especial a essas pessoas.
Eles também atuam como intermediários entre os internos e as suas famílias. Segundo o agente da pastoral, Wallas Silva, esse trabalho é feito de forma sistemática. “Seguindo o pedido da família, nós compramos alguns utensílios que são levados para os detentos. Além disso, ajudamos ex-internos com recursos para remédios ou passagens para alguns deles voltarem para suas casas, nos casos de pessoas de outros municípios”.
Em virtude da quantidade reduzida de recursos para realizar o trabalho, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória da Conquista conta com o apoio de instituições públicas e privadas, além de ONGs. “Há dois meses, por exemplo, a Prefeitura Municipal disponibilizou um ônibus para que familiares de internos que estão na penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, pudessem visitá-los”, lembrou Wallas Silva.
“Essa é uma forma de o Governo Municipal auxiliar essas famílias que sofrem com seus entes queridos que se encontram recolhidos em unidades prisionais fora de Vitória da Conquista, por terem cometidos atos infracionais. Essa é uma política de solidariedade humana, de respeito a criatura humana, pois não é porque essas pessoas erraram que elas não precisam ter o convívio, o contato familiar para lhes dar estímulo, apoio para que elas possam cumprir as penalidades e retornarem ao convívio social. Por isso, a Prefeitura apoia o trabalho desenvolvido pela Pastoral Carcerária, por meio da disponibilização do transporte”, salientou o chefe de Gabinete Civil, Márcio Higino Melo.
O agente da pastoral também destacou a importância dessa ajuda. “A Administração Municipal já sinalizou a possibilidade de oferecer esse transporte outras vezes. Esse apoio melhora o trabalho que desenvolvemos”, completou.