Desenvolvimento Rural
Postado em 24 de maio de 2018 as 18:15:54

12º Encontro Nacional do Café: programação teve o encerramento voltado para o cultivo de palma
Durante três dias, produtores rurais, empresários e interessados em debater a cafeicultura da região Sudoeste participaram do 12º Encontro Nacional do Café, realizado na Fazenda Vidigal – localizada em Barra do Choça.
Com o tema ‘O clima favorece, a cafeicultura agradece’, a extensa programação teve em seu encerramento a atenção voltada para o cultivo da palma. A dinâmica de campo foi realizada na unidade demonstrativa da palma forrageira instalada ano passado pelo Programa de Convivência do Semiárido – Palmas para Conquista.
O idealizador do programa desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista e coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Reuber Matos, foi um dos ministrantes da palestra “Tecnologias Agronômicas Aplicadas no cultivo da palma”.

No encontro, muitos produtos de palma para os participantes degustarem
Na ocasião, a Secretaria de Agricultura de Vitória da Conquista levou os produtos oriundos da palma para que os participantes do evento degustassem. E as formas de preparação são diversas: vão desde o suco de palma com maracujá até a torta com recheio de palma e carne; passando por molho de palma com pimenta; molho verde de palma; picles; geleia de palma com maracujá; geleia de palma com abacaxi; geleia de fruto de palma e sorvete do fruto da palma.
A unidade demonstrativa implantada na Fazenda Vidigal pelo Palmas para Conquista busca dar suporte aos produtores de café que também possuem criação de bovinos. “A plantação de palma forrageira é uma opção de reserva alimentar para o rebanho e de renda para o agricultor até o período de colheita do café”, explicou Reuber.