Notícia Destaque
Postado em 2 de outubro de 2013 as 19:26:49
O mês de Outubro é marcado pelo movimento de prevenção ao câncer de mama em todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa doença é o tipo mais comum de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, mais de 52 mil casos novos da doença.
Para reverter essa estatística, bem como informar e conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, é que entidades governamentais, empresas e a sociedade em geral se mobilizam no mês de outubro. É o chamado Outubro Rosa.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, mais uma vez demonstrou seu compromisso com a saúde das mulheres e participará da iniciativa que levará à população uma série de atividades voltadas para a prevenção da doença.
No dia 4 de outubro, a partir das 9 h, na Praça 9 de Novembro, será realizada a abertura oficial do Outubro Rosa. Na ocasião, serão realizadas palestras, oficinas, consultas e encaminhamentos de mamografias e a distribuição de brindes.
Já no dia 26, será realizada a Caminhada Rosa. A concentração será na Avenida Olívia Flores, em frente à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a partir das 8 horas. A caminhada seguirá até a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).
Além dessas atividades, todas as unidades básicas de saúde vão realizar durante o Outubro Rosa exames clínicos e encaminhamento das mulheres para a realização de mamografia. Também serão desenvolvidas ações educativas.
Outubro Rosa – Criado em 1997, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa tem o objetivo de alertar a população feminina para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Todo o trabalho de esclarecimento ocorrido desde então tem conscientizado as mulheres quanto ao aparecimento da doença e a importância de diagnosticá-la logo no início.
Diagnóstico – Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, a indicação é a mamografia. Já entre os 50 e os 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos.
Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama – as que possuem mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino – devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.