Cultura
Postado em 5 de setembro de 2013 as 10:04:41
A programação da Mostra Cinema Conquista – Ano 9 que a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia prepararam para o público está repleta de atividades enriquecedoras e totalmente gratuitas sobre o que há de mais novo na produção cinematográfica. Uma delas é a oficina de “Direção de Atores” realizada no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb, ministrada pelo professor da Escuela de Cuba, também roteirista e diretor, Eduardo Eimil.
A oficina é dirigida a atores e diretores; as pessoas interessadas no ensino das artes e da produção nos meios audiovisuais; aos estudantes e graduados em comunicação; e aos interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho com os atores na produção audiovisual. “Estamos tendo uma conexão muito bacana e apresentando uma versão do cinema muito peculiar, centrado no ator, daí a importância do trabalho de diálogo do diretor com os atores e, sobretudo de apontar as diferenças de atuação do teatro para o cinema”, explicou Eimil.
Para o aluno do curso de cinema da Uesb, César Sandes, a oficina está sendo produtiva. “É fantástico, um intercâmbio entre duas culturas diferentes, já que se trata de um professor de Cuba e apesar da língua dele ser diferente, conseguimos nos entender através do cinema, o que nos trás muitos benefícios, pois são conceitos que estamos aprendendo e que ajudam muito a nossa interpretação”, afirmou.
As palestras, os exercícios de demonstração e considerações decorrentes da experiência de quem ministra a oficina serão combinadas com o desenvolvimento, apreciação, análise, comparação e discussão dos participantes, oferecendo um amplo espectro de apropriação do conhecimento. “ Esse ano a Mostra tem esse diferencial das oficinas que estão tendo duração de uma semana, e que antes eram apenas dois dias. É muito interessante trazer esse tipo de oficina para o interior do nosso estado, com esse profissional extraordinário que estamos tendo a oportunidade de conhecer”, comentou o produtor cultural, Diego Pereira.
A oficina de “Direção de Atores” segue até a próxima sexta-feira, 6, das 14 às 18h.