Educação
Postado em 9 de outubro de 2025 as 10:13:59
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), realizou nessa quarta-feira (8) duas atividades na Escola Municipal Batista Peniel, sendo a primeira de conscientização e prevenção ao bullying no ambiente escolar, e a segunda foi uma roda de conversa sobre o luto.
A primeira ação foi conduzida pela psicopedagoga Cleire Alves e teve como público-alvo, alunos da Educação Infantil com cinco anos. Cleire ressaltou que o combate ao bullying deve começar desde as etapas iniciais da formação escolar, a fim de prevenir situações de violência, exclusão e sofrimento emocional entre as crianças. “A conscientização vai além da identificação de comportamentos agressivos, promovendo também valores essenciais para uma convivência escolar saudável, como o respeito, a empatia e a cooperação”.
Solicitada pela gestão escolar após a morte de um aluno da turma, ocorrida num acidente no mês de setembro, a segunda ação trabalhou o tema luto numa roda de conversa com alunos do 5º ano. A equipe pedagógica, sensível à situação, identificou a necessidade de um momento de acolhimento e reflexão com os colegas enlutados.
A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga do NPMV, Cléa Lopes. Segundo ela, o luto com crianças é um gesto de cuidado e empatia. “Ao tratar o tema de forma sensível, é possível ajudá-las a compreender que sentimentos como tristeza, saudade ou até raiva fazem parte do processo de despedida. Esses momentos fortalecem os vínculos afetivos e ensinam que o amor e as lembranças permanecem mesmo quando alguém parte. Falar sobre o luto é também educar para a vida, promovendo empatia, resiliência e esperança”, destacou.