Cultura
Postado em 22 de dezembro de 2017 as 09:53:06
“Antigamente, a praça era sem vida e hoje está renovada, iluminada e com música boa, de muita qualidade”, contou a dona de casa Leila de Sousa Silva, 37 anos, a respeito do Natal Conquista de Luz, realizado na Praça Mármore Neto. Moradora do bairro Brasil, Leila levou as duas filhas para prestigiarem a terceira noite do Natal e se mostrou satisfeita com a utilização da praça para receber os shows e a valorização do bairro.
Outro conquistense que prestigiou a festa foi Ramon Oliveira, 28. Estoquista, Ramon levou a esposa e os filhos para curtirem a programação da Praça. Ramon, que é morador do bairro Santa Cruz, vizinho ao bairro Brasil, se sentiu prestigiado com a iniciativa da Prefeitura em levar o Natal Conquista de Luz para a Praça Mármore Neto, mais conhecida como Praça do Boneco. “Estou achando muito bom porque pra gente que tem esposa e criança fica até mais fácil de trazer”, contou.
Entusiasmado com o novo formato do evento, Ramon disse que não conhecia as bandas que existiam na cidade e que essa foi uma boa oportunidade para ele e outras pessoas conhecerem, além de garantir visibilidade e divulgar o trabalho dos artistas.

Acompanhado pela família, Ramon comemorou o fato dos festejos natalinos estarem mais perto de sua casa
E um desses artistas foi Alisson Menezes, que levou para o palco o projeto “Matriambô”, que significa uma fusão de ritmos, principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O cantor iniciou a apresentação fazendo todos acompanharem o ritmo da música batendo palmas, tornando o público parte da banda e aquecendo o clima no local.
Em seguida, Hotel Mambembe, deu continuidade ao evento. O grupo enfatizou a importância da valorização dos artistas locais pelo fato da cidade possuir uma variedade de cantores.
Depois, a animação da noite ficou por conta da banda Dost. Os meninos fizeram a praça vibrar com o bom e velho Rock and Rolle finalizaram com um grande sucesso dos Titãs, “Sonífera Ilha”, o que arrancou aplausos de todos presentes.
O vocalista da Dost, Lucas Sampaio, afirmou que foi excelente a escolha da Praça do Boneco como um dos locais de show para que todos possam ser contemplados. “A cidade não se resume apenas a um ou dois bairros. É preciso que a cultura se faça presente em outros locais também e ações como essa precisam sempre estar acontecendo”. Sobre a valorização dos artistas locais, ele afirmou que “este foi um posicionamento incrível da Secretaria de Cultura, que tentou abranger ao máximo possível os artistas da região. Considero muito positiva essa postura”.
Os músicos Geslaney Brito e Iara Assessu encerraram a terceira noite do Natal, com o show “Mucunã”. Para eles, a inserção dos artistas da terra no papel de protagonistas da festa, “cria uma aproximação maior com o público local, um foco na cultura de valorização e os tornam mais conhecidos”.