Praça Tancredo Neves

O encerramento da programação da Carreta da Cultura no Natal Conquista de Luz, neste domingo (28), foi marcado por um encontro entre a tradição ancestral e o refinamento musical. O público que lotou a praça pôde acompanhar a força do Terno de Reis Memória Resgatada, do distrito do Pradoso, e o talento do Grupo Roama, em uma noite que celebrou a identidade cultural conquistense.

Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a apresentação do Terno de Reis Memória Resgatada. Liderado pelos jovens mestres Pedro Antônio e Ramon Dias Silva Dias, o grupo é fruto de um esforço de três anos para não deixar morrer uma tradição que corria o risco de desaparecer após o falecimento de antigos mestres.

O processo de resgate foi minucioso: “Primeiro aprendemos as letras e os três tipos de cantos. Depois, fomos aprender a tocar a gaita (flauta) e buscamos os instrumentos artesanais, feitos à mão com madeira e pele animal”, explica Pedro Antônio. Hoje, o Terno de Reis une gerações, contando com 16 membros, entre crianças, homens e mulheres.

Para os mestres, estar na praça é um ato de resistência: “É uma sensação de gratidão. Queremos deixar uma sementinha nas crianças e aprender com os idosos. Muita gente não acreditou, diziam que o reisado era só para velhos, mas estamos aqui para mostrar que é uma cultura viva e acessível a quem quiser aprender” destacou Ramon.

A agenda do grupo segue intensa: do dia 1º ao dia 6 de janeiro, o Terno de Reis se apresenta diariamente no distrito do Pradoso, culminando com a Festa de Santo Reis no dia 6, às 18h.

Logo após a tradição popular, o palco foi ocupado pelo Grupo Roama. Criado em 2015 e consolidado como uma das principais referências musicais da cidade, o grupo trouxe um repertório especial de Natal, mesclando clássicos brasileiros e internacionais com a sofisticação do jazz e da MPB.

O violonista Gilberto Joaquim destacou a alegria de levar o trabalho, geralmente focado em eventos privados, para o grande público da praça: “É um privilégio. Trouxemos músicas de Roberto Carlos, Tim Maia e MPB para combinar com essa despedida de 2025. O Roama hoje é uma produtora que transita do jazz ao pagodão, e hoje o foco foi a emoção natalina”.

O show do grupo encerrou a participação da Carreta da Cultura no Natal Conquista de Luz. Com apresentações iniciadas no dia 19 de dezembro, a carreta foi palco para apresentações nas praças Nove de Novembro e Tancredo Neves, de artistas regionais que participaram do edital da Secretaria Municipal de Cultura.

Quem foi à praça neste domingo aprovou a decoração  e as apresentações musicais. O comerciante e morador do Centro, Adailton Prado, que acompanhava a apresentação do Terno de Reis com a sua família, ressaltou o valor emocional do evento: “Minha essência é da roça, da caatinga. Ver o Terno de Reis aqui é não deixar nossa essência morrer. É um valor de vida, não monetário. O clima está sensacional, a praça cheia e a família reunida”.

Adailton e sua família

O Natal Conquista de Luz reafirma, assim, seu papel como espaço de lazer e, sobretudo, como vitrine para a rica diversidade cultural  e após essa noite, os shows musicais entram em uma breve pausa, e retornam no dia 2 de janeiro, com a apresentação de reisado do grupo Raio de Sol, seguindo até o Dia de Reis (06/01).