Cultura
Postado em 7 de janeiro de 2026 as 09:10:05
O Natal Conquista de Luz 2025 foi encerrado nesta terça-feira (6) com fé, emoção e forte valorização da cultura popular durante o Encontro de Ternos de Reis, realizado na Praça Tancredo Neves. A celebração contou com a participação dos ternos Raio de Sol, Santa Bakhita e Março São Sebastião Estrela Dalva, reunindo grupos tradicionais da cidade e da zona rural, além de moradores que prestigiaram o último dia das festividades natalinas.
- Terno de Reis “Março São Sebastião Estrela Dalva”
- Terno de Reis “Santa Bakhita”
- Terno de Reis “Raio de Sol”
Para a população, o Reisado representa memória, identidade e continuidade cultural. O aposentado Eliomar Barbosa esteve presente acompanhado da mãe, Eliane, de 87 anos, que no passado foi técnica de reis e liderou um terno por cerca de 40 a 50 anos. Ele relembrou a vivência familiar com a tradição e destacou a importância de manter esse legado vivo: “Para a gente é de grande importância. Eu vim aqui com minha mãe, que ela já foi técnica de reis, já teve uma banda de reis há muitos anos atrás. A gente saía junto, fazendo visitas às casas de colegas aqui no Alto Maron. E ela, para seguir essa tradição, me pediu para trazê-la hoje, aqui, no último dos festejos de Santos Reis.”
Quem também fez questão de prestigiar o encontro foi a aposentada Elenice Pereira Silva, que acompanha os ternos todos os anos e ressaltou a alegria que a manifestação cultural proporciona à população: “Eu adoro os ternod de reis. Quando é época de Natal, já sabe, vêm os ternos. Pra nós vir pra praça é muito bom, é mais um incentivo. Não é de hoje não, o pessoal vem aprovando, gostando, adora. As pessoas ficam felizes, é muito bonito.”
- Elenice Pereira Silva
- Eliomar Barbosa e Eliane
A programação do Natal Conquista de Luz 2025 foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, com envolvimento de servidores, artistas e equipes técnicas desde o planejamento até a execução das atividades. O coordenador de projetos culturais, Adriano Gama, destacou o trabalho coletivo e o compromisso da Prefeitura com a preservação das tradições:
Adriano Gama“Foi muito trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura, com todos os servidores envolvidos, desde a criação dos editais para a contratação, a ornamentação da praça e toda a programação. A gente trabalhou com muito amor para manter e continuar realizando essa tradição tão maravilhosa e tão importante, principalmente para nós baianos e conquistenses. Iniciamos no dia 13 de dezembro com os Ternos de Reis e, ao todo, tivemos 15 apresentações, além de bandas e atividades culturais.”
Ele também ressaltou o simbolismo do encerramento no Dia de Reis: “Hoje é o encerramento dessas festividades natalinas, uma data oficial muito importante. A Prefeitura cumpre esse papel de honrar essa tradição centenária que traz alegria para as pessoas. A gente vê nos sorrisos a satisfação de quem participa e agora fica a saudade para o ano que vem.”
Entre os grupos participantes, os mestres dos ternos reforçaram a importância de preservar o Reisado e incentivar as novas gerações. Edilson Silva Santos, mestre do Terno de Reis Raio de Sol, relatou que assumiu o grupo para que a tradição da família não se perdesse após o sogro, antigo mestre, não conseguir mais tocar: “Essa tradição de reis pra mim é uma grande alegria, porque esse terno era do meu sogro. Por conta da idade, ele não pôde tocar mais e, pra não acabar a tradição, eu continuei. Comprei os instrumentos, arrumei os foliões e, graças a Deus, há oito anos eu toco o terno de reis, tanto na cidade quanto na zona rural. A importância de conservar é porque representa o nascimento de Jesus. Eu desejo que os mais novos continuem essa tradição para ela não acabar”.
O mestre Sinvaldo Gomes Ribeiro, do Terno de Reis Santa Bakhita, do Assentamento Cedro, destacou a alegria de visitar casas e ser recebido pelas famílias durante o período natalino: “Essa tradição vem desde o nascimento e é muito bom sair de casa em casa cantando reis, com o pessoal abrindo as portas e recebendo a gente. A gente anda muito, passa por várias comunidades, mas chega aqui com alegria. Essa festa parece que fortalece a saúde da gente e vai aumentando”.
Já Marcos Florentino, mestre do Terno de Reis Março São Sebastião Estrela Dalva, do Jardim Copacabana, reforçou o compromisso com a formação de novas gerações e a continuidade da cultura: “É uma tradição boa que nós temos para sair todo ano. Todo ano a gente vem aqui para a praça fazer esse Reisado bonito para todo mundo. O pessoal adora quando a gente chega. Além disso, eu tenho um projeto que dou aula para crianças, ensino a tocar, porque não quero deixar a cultura morrer. Enquanto eu estiver aqui, essa cultura não acaba.”
O Encontro de Ternos de Reis encerrou oficialmente o Natal Conquista de Luz 2025, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Vitória da Conquista com a valorização da cultura popular, a preservação das tradições centenárias e o fortalecimento da identidade cultural do município.









































