Notícias
Postado em 24 de abril de 2018 as 11:40:27

Jovens viram na prática as técnicas de primeiros-socorros
Jovens entre 15 e 20 anos aproveitaram a tarde desta segunda-feira (23) para receber aulas de como realizar os primeiros socorros às vítimas de acidente ou mal súbito. A aula foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço Móvel de Urgência 192 (Samu 192) de Vitória da Conquista aos participantes do Programa Jovem Aprendiz do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Para o jovem aprendiz Eucimar de Oliveira (19) foi importante receber esse conhecimento teórico e prático. “Foi muito bom pra gente. É um grau de ensino melhor e acaba nos capacitando a ajudar uma pessoa um dia, salvando até vidas”, disse o participante que, como futuro jornalista que quer ser, fez várias perguntas durante a exposição.
Ele e os demais colegas puderam saber sobre as maneiras de identificar uma vítima de parada cardiorrespiratória, engasgo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outras situações que exijam atendimento de urgência. E os jovens viram na prática as técnicas de primeiros socorros para essas ocorrências.
“Quando se tem uma comunidade consciente, a probabilidade dela se acidentar diminui. Ela já não chama a ambulância para situações que podem ser resolvidas no âmbito familiar. A educação é o principio de tudo. É tanto que podemos observar como eles ficaram vislumbrados com o conhecimento que passaram a ter a partir de hoje”, comentou o socorrista Vailson Monteiro.
Segundo o técnico, além de falar sobre primeiros socorros, o Samu 192 atualmente realiza palestras sobre a segurança do trabalho.

Duas vezes por semana, os jovens aprendizes participam da capacitação gratuita
Semana do Jovem Aprendiz –Nesta terça-feira (24) é comemorado o Dia do Jovem Aprendiz e durante esta semana, o CIEE tem realizado uma série de atividades com a turma que participa do programa.
“Nós estamos realizando atividades diferentes das que realizamos aqui regularmente, trazendo atividades lúdicas e assuntos do dia a dia. E convidamos o Samu 192 para que eles saibam lidar com uma situação adversa podendo dar os primeiros socorros e chamar adequadamente a assistência médica”, comentou uma das instrutoras do curso, Juliana Sousa.
Duas vezes por semana, os jovens aprendizes participam de capacitação gratuita oferecida pelo CIEE.







