Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 22 de setembro de 2024 as 11:37:41
e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 13:03:27
Diversos serviços socioassistenciais do Programa Suas na Comunidade chegaram, neste sábado (21), ao Assentamento Amaralina, ofertando atendimento para mais de 500 famílias. A ação foi montada em frente à Escola Municipal Baixa da Fartura, com os serviços de criação e atualização do Cadastro Único, acompanhamento do Bolsa Família, assistência da equipe Centro de Referência de Assistência Social Rural (Cras V) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Também foram feitos encaminhamentos e orientação com a equipe da Diretoria de Habitação Social sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”, e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), dentre outros serviços.

Carlos Amaral
Morador do Assentamento Amaralina e representante da comunidade, Carlos Amaral, conhecido como Carlinhos da Santa Marta, afirmou que a comunidade ansiava pela chegada do programa para atender demandas bastante solicitadas, como o Bolsa Família e o cadastro para o Programa “Minha casa, Minha vida”. “Esse serviço aqui é muito importante, porque a gente vinha pedindo pra vir aqui para o Santa Marta e chegou na hora certa, porque a comunidade é carente, a gente tem que estar pagando ônibus para ir lá cidade pra fazer as coisas e as vezes não consegue resolver tudo”, contou Carlinhos.
Leci Rodrigues e o seu esposo, Clemente Rodrigues, também residem no Assentamento e foram conferir os serviços que lhes poderiam ser úteis, como a solicitação para tarifa social da conta de água por meio do Cadastro Único. “Eu achei uma maravilha! Eu vim procurar os serviços que estão oferecendo pra gente aqui, como a carteirinha de ônibus que eu não tenho e nem meu esposo também, e o benefício da conta de água para ver se a gente consegue baixar, porque está muito cara”, afirmou dona Leci.
- Clemente e Lecí
- Laís Pinheiro
Segundo a coordenadora do programa, Laís Pinheiro, essa é uma forma de facilitar e oportunizar mais vias de acesso aos programas socioassistenciais que são de direito da população, especialmente na zona rural. “Nós já estivemos aqui em 2020, mas enquanto projeto, e hoje estamos voltando com toda a estrutura do Suas na Comunidade para atender famílias desse assentamento e das localidades vizinhas, entendendo que é uma região que precisa dessa atenção, principalmente pela dificuldade de acesso”, pontuou Laís.
O Suas na Comunidade é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com outras secretarias municipais e entidades públicas e privadas, e já está na 39ª edição, com quase 10 mil atendimentos prestados à população.