Notícias
Postado em 9 de outubro de 2023 as 15:43:27

Dia D de vacinação
A campanha de vacinação antirrábica foi encerrada na zona rural e urbana do município, com o total de 46.285 animais vacinados contra a raiva, sendo 38.873 cães e 7.412 gatos. Mas, a vacina continua disponível gratuitamente e de forma rotineira para cães e gatos a partir de três meses de idade, na Unidade Básica de Saúde Dr. Admário Silva Santos, no bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e também no Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA), na Avenida Brumado, nº 737.
O veterinário e coordenador do Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Sms), Luís Cláudio Moura, destacou que a adesão da vacinação canina foi positiva, mas a felina ainda ficou abaixo do esperado. “Conseguimos alcançar a meta de cães vacinados, em torno de 83%, porém, a de gatos ainda não alcançamos, ficou em torno de 32%. Então fica o alerta para os tutores não deixarem de vacinar anualmente o animal, porque é uma doença perigosa e em praticamente 100% dos casos são letais”, enfatizou Luís.
Somente no dia D de vacinação antirrábica na cidade, foram vacinados 14.687 cães e 3.604 gatos. Na zona rural, as equipes volantes percorreram mais de 250 distritos e povoados, e vacinaram 18.976 cães e 3.509 gatos.

Vacinação antirrábica na zona rural
Não há registros recentes de casos de raiva animal e humana no município, mas a vacinação antirrábica, além de ser obrigatória por lei, é essencial para garantir o controle da raiva nas populações de cães e gatos – já que é uma doença que não tem cura e é 100% letal para o animal – e manter a população humana protegida.








