Notícias
Postado em 8 de julho de 2025 as 12:27:27
Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), promove a campanha Julho Amarelo, de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, com foco especial nas hepatites B e C. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos e formas de combate a essas doenças.
As hepatites virais representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, causadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E). As hepatites B e C merecem atenção especial por sua capacidade de se tornarem crônicas, podendo levar a danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. A transmissão dessas doenças pode ocorrer por contato sanguíneo, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas e objetos cortantes, além da transmissão vertical (de mãe para filho). No Brasil, o vírus da hepatite C é responsável pelo maior número de óbitos relacionados às hepatites.
O mês de julho foi instituído como “Julho Amarelo” na Bahia, pela Lei Estadual Nº 13.697, de 11 de janeiro de 2017, em consonância com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 28 de julho. O objetivo principal é alertar a população sobre as formas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce, o tratamento e a vacinação contra a hepatite B.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diagnóstico e tratamento para todos os tipos de hepatites virais.
Situação da doença em Vitória da Conquista
Os dados epidemiológicos em Vitória da Conquista reforçam a importância da campanha. Em 2024, foram notificados 220 casos suspeitos de hepatites virais no município, resultando em 13 casos confirmados de hepatite B, e 17 de hepatite C. De janeiro a junho de 2025, foram 81 casos suspeitos, com 11 confirmações de hepatite B, e 4 de hepatite C. Atualmente, 57 pacientes com hepatite B, e 3 com hepatite C estão em tratamento medicamentoso no Caav. Em 2025, foi registrado um óbito com causa básica hepatite B.
Programação do Julho Amarelo
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por meio do Caav, está com uma agenda intensa de ações para o Julho Amarelo. As estratégias incluem:
● Intensificação da testagem: realização de testes rápidos e sorologias na unidade do Caav e em ações externas.
● Educação permanente: capacitação de profissionais de saúde em unidades prisionais, Caps AD, Consultório na Rua, Atenção Básica e rede hospitalar (pública e privada).
● Públicos prioritários: profissionais do sexo, usuários de drogas e pessoas em situação de rua.
● Atualização vacinal: avaliação e atualização da caderneta de vacinação contra a hepatite B.
● Sensibilização: campanhas de conscientização nas redes sociais e televisão.
Programação de ações:
● 8/07 (Manhã): Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e UPA – Teste Rápido (TR) e Vacina.
● 9/07 (Manhã): Hospital Crescêncio Silveira – TR e Vacina.
● 9/07 (Manhã): UFBA – TR.
● 10/07 (Manhã): Hospital Afrânio Peixoto – TR e Vacina.
● 10/07 (Manhã): UFBA – TR.
● 10/07: Capacitação com profissionais do Consultório na Rua e unidades prisionais.
● 15/07 (Manhã): Escola Estadual Padre Palmeira – TR.
● 17/07 (Manhã): Roda de conversa com apoiadores e áreas técnicas da Atenção Básica.
● 18 a 21/07 (Manhã): Polícia Rodoviária Federal (PRF) – TR.
● 21 a 25/07 (Manhã e Tarde): Facilita Saúde – TR.
● 24/07 (Manhã e Tarde): Empresa privada – TR.
● 24/07 (Noite): Balada noturna com coleta (profissionais do sexo).
● 25/07 (Manhã): Balada diurna com coleta (profissionais do sexo).
● 28/07 (Manhã e Tarde): Dia Mundial das Hepatites Virais – Praça Nove de novembro.
● 30/07 (Noite): Casa de apoio à pessoas vivendo em situação de rua – TR.
Além das ações programadas, todas as unidades de saúde do município foram orientadas a realizar um Dia D de promoção, prevenção e diagnóstico precoce para as hepatites virais em seus territórios. Para encerrar o mês de intensificação, o Caav/SAE/CTA realizará a Semana de Intensificação das ações voltadas às Hepatites Virais, do dia 28 de julho a 1º de agosto.
Para mais informações e para participar das ações, procure a unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav). O combate às hepatites virais é uma responsabilidade de todos!