Desenvolvimento Econômico
Postado em 11 de agosto de 2014 as 11:27:17
Capacitação para o ingresso no mercado de trabalho é o foco de um projeto de formação para concluintes e egressos do Ensino Médio. A iniciativa executada em Vitória da Conquista por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), oferta cursos com módulos de Informática, Conhecimentos Gerais, Português e Inglês. Mais uma turma iniciou as suas atividades na última sexta-feira, 8.
A capacitação tem duração de quatro meses e meio e possui a carga horária total de 100 horas. O primeiro módulo, de Informática, possui 40 horas. Com desempenho de 70% nas avaliações e no registro de presença, o aluno é encaminhado para o segundo módulo, que compreende as demais disciplinas, cada uma com 20 horas. O procedimento é totalmente gratuito, inclusive a matrícula e o material didático. As aulas são ministradas na Semtre e no Centro Social Urbano (CSU), na Urbis II, nos turnos matutino e vespertino.
A secretária do projeto em Vitória da Conquista, Jailsa Lacerda, explicou os objetivos do projeto: “Capacitar melhor para o mercado de trabalho, porque o aluno do Ensino Médio não tem o currículo tão vasto e às vezes não chama a atenção do empregador. Com a qualificação, ele se torna mais ‘interessante’ para o mercado de trabalho”. Ela revelou ainda que uma nova turma deve ser iniciada no turno noturno, para beneficiar o público que já possui alguma atividade empregatícia durante o dia.
A Semtre já atua na intermediação e na qualificação de mão-de-obra, a exemplo do Programa Qualifica Conquista. A parceria com o projeto reflete mais um esforço em manter essa linha. “Vamos na verdade juntar todas essas forças. A ideia é intermediar a mão-de-obra e qualificá-la para o mercado”, resumiu o coordenador socioprofissional de Apoio à Indústria e ao Comércio, Eduardo Arêas.
Início das aulas –Na manhã da sexta, mais um grupo ingressou na capacitação, inicialmente no módulo de Informática. Atentos à tela do computador, os alunos aplicavam diretamente na prática as informações passadas pela instrutora Lore Rodrigues. “Eles vão trabalhar com o básico da informática, vão aprender noções de internet e de pacotes da própria programação do computador. Vamos ainda trabalhar com o sistema operacional Linux Berimbau”, detalhou a instrutora.
As expectativas para quem está começando são as melhores possíveis. Absorver o máximo de informações para poder aplicá-las posteriormente no mercado de trabalho é o foco da aluna Vanessa Rodrigues. “Quando me falaram do curso, eu achei importante para a qualificação do trabalho. Cada vez mais tenho buscado me profissionalizar, porque o mercado de trabalho pede muito, está exigente”, afirmou.
Próximo módulo –Quem tiver interesse em participar da iniciativa pode fazer a sua inscrição diretamente para o segundo módulo, que compreende Conhecimentos Gerais, Português e Inglês. Ao finalizarem essas atividades, eles terão acesso ao módulo de Informática. Para participar, é preciso se dirigir à Semtre, localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, portando xerox do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência atual, além de uma foto 3×4. O único pré-requisito para fazer a capacitação é estar concluindo ou já ter concluído o Ensino Médio.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 8845-6460.