Nessa última quarta-feira, 25, os doze anos de municipalização do Hospital Esaú Matos e os serviços de qualidade oferecidos pela instituição à comunidade foram celebrados com uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores. Foram convidados para compor a mesa, o vice-prefeito, Joás Meira, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, o diretor-presidente do Esaú Matos, Pe. Edilberto Amorim, e demais coordenadores do Hospital Esaú Matos, do Banco de Leite e do Laboratório Central. Na ocasião, funcionários do hospital foram homenageados, e usuários dos serviços deram seus depoimentos.

A iniciativa do Governo Municipal de retomar a administração do Hospital Esaú Matos no ano de 2001, consagrou-se como um marco na história da saúde pública de Vitória da Conquista. O hospital foi ampliado, reformado e, com apenas onze meses da reinauguração em 2002, passou a contar com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI neonatal) – a primeira do interior da Bahia mantida com recursos municipais –, tornando-se referência no atendimento de crianças prematuras e de mulheres com gravidez de alto risco do município e região. Hoje, o Esaú Matos engloba também o Banco de Leite Humano (BLH) – na Bahia, é o banco que mais coleta e distribui leite – e o Laboratório Central (Lacem), maior laboratório de análises clínicas do interior do estado.

Representando o Governo Municipal, o vice-prefeito, Jóas Meira, falou do tempo em que fazia parte do Conselho de Medicina do Estado, quando em visitas ao Esaú os membros do conselho ficavam admirados com a excelência dos serviços prestados. “E o interessante é que os serviços do Esaú melhoram cada vez mais, o que demonstra a vontade do Governo, o amor dos funcionários e a dedicação em cuidar de vidas”, ressaltou.

A homenagem ao Hospital Esaú Matos partiu do vereador Ricardo Babão (PSL). O vereador falou sobre a sua aproximação com o hospital: “Já conhecia o trabalho do Esaú Matos através do elogio das pessoas que ali eram tratadas, mas tive o prazer de conhecer mais de perto. Em visita ao hospital, conversei com as gestantes, e elas sempre bem satisfeitas, elogiando o atendimento”, contou. Ricardo Babão ressaltou também a importância e a necessidade de a Câmara Municipal se atentar para o Esaú Matos, reconhecendo e valorizando os serviços prestados.

Edilberto Amorim, diretor-presidente da Fundação de Saúde que administra o Esaú Matos, exemplificou as vitórias do Hospital Municipal Esaú Matos por meio de estatísticas. Somente neste primeiro semestre do ano, o hospital já realizou cerca de 2.640 partos; 5 mil consultas no ambulatório; 480 internamentos na UTI neonatal; 833 cirurgias eletivas, mais de 36 mil exames laboratoriais e cerca de 19 mil exames de diagnóstico por imagem. Edilberto aproveitou a oportunidade para parabenizar toda a equipe do Esaú pelos resultados obtidos.

O ex-prefeito da cidade, Hélio Ribeiro, relembrou o período de municipalização do SUS em Vitória da Conquista. “Essa retomada da administração do Esaú Matos veio dar início a uma nova fase na saúde do nosso município, e hoje temos como resultado a referência em todo estado”, afirmou.

O Hospital Municipal Esaú Matos preza pela humanização de todos os atendimentos. O jornalista Junior Patente relatou sua experiência e como foi recepcionado pela equipe do hospital. Com apenas algumas semanas de vida, sua filha Alice vinha perdendo peso por não sugar o leite materno. Junior e sua esposa entraram em contato com o BLH e foram atendidos imediatamente. “A vida de Alice, apesar de só um mês de nascida, se divide em duas partes: antes e depois do Banco de Leite. Fomos atendidos de forma calorosa por toda equipe e nos encaminharam para a pediatra, que esclareceu todas nossas dúvidas. Foram quase duas horas de conversa. E agora, a nossa pequena Alice já está recuperando o peso, ganhando quase 35 gramas por dia”, contou.

A audiência contou com a presença dos vereadores Coriolando Moraes, Arlindo Reouças, Luciano Gomes, Florisvaldo Bittencourt e Fernando Jacaré. Ao final da sessão, o legislativo homenageou funcionários que marcaram a história do Esaú.