Esaú Matos
Postado em 8 de novembro de 2024 as 15:45:06
Durante o mês de novembro, o Hospital Municipal Esaú Matos se mobiliza em uma importante campanha de sensibilização e conscientização sobre a prematuridade. Conhecido como “Novembro Roxo”, o movimento visa alertar a sociedade para a prevenção do parto prematuro, que atualmente é a principal causa de mortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Teresa de Fátima, assistente social
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 152 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano em todo o mundo e, no Brasil, aproximadamente 13 milhões de crianças enfrentam essa condição. Como referência em cuidados neonatais no interior da Bahia, o Hospital Esaú Matos acolhe cerca de 270 bebês prematuros anualmente em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Para marcar a campanha, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e a Coordenação da UTI Neonatal estão organizando uma série de atividades que se estenderão até o dia 22 de novembro, data de encerramento das ações. As atividades incluem sessões de orientação e apoio para famílias de bebês prematuros internados, criando um espaço de acolhimento e suporte.

Marta Santos e seu filho Benício
Nesta sexta, 8 de novembro, foi realizada uma mini-palestra sobre direitos das famílias de bebês prematuros. A atividade foi conduzida pela assistente social do hospital, Tereza de Fátima. “Esse bate-papo é muito interessante e importante para as mães e os pais, porque às vezes eles estão tão preocupados com a saúde dos seus filhos que não têm noção dos direitos que têm, como a licença maternidade estendida, no caso das mães”, destacou a assistente social.
Marta Santos, mãe do pequeno Benício, que nasceu há cerca de um mês com apenas 32 semanas, está participando das atividades ofertadas. Para ela, todo apoio que está recebendo da equipe do hospital está sendo essencial para que tenha mais segurança e tranquilidade em cuidar do seu filho depois da alta hospitalar. “É muito gratificante saber que nós podemos contar não só com uma equipe médica qualificada para cuidar dos nossos filhos, mas também com o apoio e o suporte para que possamos vivenciar esse momento tão delicado de uma forma mais tranquila”, ressaltou.

Participantes do bate-papo sobre direitos das famílias de bebês prematuros
Com essa iniciativa, o Hospital Esaú Matos busca informar, orientar e fortalecer o compromisso com a redução dos índices de prematuridade, promovendo mais qualidade de vida para os bebês prematuros e suas famílias.







