Gabinete Civil
Postado em 25 de abril de 2025 as 14:15:32
Peregrinos baianos se reuniram nesta sexta-feira (25) com a prefeita Sheila Lemos para apresentar o Caminho de Santiago do Piripiri, trilha realizada em Vitória da Conquista há 16 anos com o percurso de 20 km de extensão. A prefeita ainda recebeu uma camisa da caminhada que será realizada neste domingo (27), com saída às 7h.
“O caminho cresceu tanto que chegou a hora de o apresentarmos à prefeita. Então nós trouxemos esse conhecimento da existência da trilha para ela e a presenteamos com as camisas oficiais dessas caminhadas”, explicou um dos organizadores do evento, Marcelo Flores.
O ponto de partida é o povoado do Capinal, às margens da rodovia Conquista-Itambé, e segue pelas estradas de terra e fazendas de café e de gado, passando por matas ainda intactas e cruzando rios, como o Rio Piripiri e o San Tiago. A chegada é na Avenida Olívia Flores, na fonte luminosa Rios de Conquista.
Cerca de 300 pessoas estarão presentes, 40 da capital e os demais da região Sudoeste. “Além desses que vêm de Salvador, a gente também tem uma população grande que vem de Itapetinga, Ipiaú, Jequié, Brumado. É uma trilha cultural”, disse Marcelo.
Alunos da Rede Municipal de Ensino também participam da trilha. Este ano serão os estudantes da Escola Bem-Querer. “A ideia é levar alunos da região que passa pelo percurso para que eles tenham esse momento de pertencimento e cuidado de tudo aquilo que está sendo desenvolvido lá”, comentou.
“É um espaço onde você vai contemplar a natureza, você vai ficar mais próxima do divino, além de colocar Vitória da Conquista nesse mapa de turismo espiritual, onde faz você entrar em contato com a sua essência. Então, ficam todos convidados: o espaço é aberto à comunidade”, declarou a prefeita.
O encontro com os guardiões do caminho foi intermediado pela secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, que agradeceu à prefeita pela acolhida. O chefe de Gabinete, Ivanildo Silva, assim como Geanne participaram da reunião e também fazem a caminhada.
O Caminho de Santiago do Piripiri surgiu a partir de peregrinos baianos que fizeram o Caminho de Santiago de Compostela. A caminhada representa um dia do caminho realizado na Espanha.