Nesta terça-feira (03), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, realizou uma atividade que integra a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência. A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da equipe do Selo Unicef, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Com o tema “Proteção e Cuidado na Construção do Projeto de Vida”, o encontro proporcionou um espaço de diálogo entre adolescentes e psicólogas sobre autocuidado, estabelecimento de limites e planejamento para o futuro.

Adolescentes do Nuca

A mobilizadora do Nuca, Laís Senna, destacou que o objetivo central deste segundo dia de programação foi trabalhar a importância da autoestima. “A proposta é fazer com que nossas meninas possam refletir a importância do cuidado, de cuidar de si, das atividades, da mente, do corpo e da relação aos outros. E também transmitir informações positivas para outras meninas de 12 a 18 anos e para outras mulheres também”, explicou.

A coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais, Melry Amaral, apontou a importância desse espaço de reflexão: “Trazer essa temática, que os sonhos delas não podem ser interrompidos, é algo muito gratificante para nós.  Porque nós trazemos, mais uma vez, que a mulher pode estar onde ela quiser. A autonomia dela pode ser conquistada de várias formas e isso tem que ser ensinado desde a infância e adolescência”.

A psicóloga Clínica, Rebeca Novais, realizou a palestra com o tema “O que é meu, não pode ser interrompido” e destacou a importância da temática: “Hoje trouxemos um tema super legal. Nós vamos falar um pouco sobre gravidez na adolescência, mas também sobre autonomia e identidade. Porque a gente entende que não basta só passar informação para as meninas. A gente precisa ajudá-las a trilhar um caminho e ajudá-las a abrir portas para o futuro”.

Já a psicóloga Helen Pontes explicou sobre limites: “É importante para essas meninas entenderem um pouco seu corpo, se conhecerem mais, ter autoconhecimento, e saber impor limites,  entender a parte de se respeitar e dizer não para o outro”.

Helen e Rebeca, respectivamente

Com apenas 13 anos, Maria Alice Costa e Lívia Vitória Viana contaram a experiência positiva com a palestra. Para Maria Alice, está sendo muito bom. “Aqui temos a informação completa e muitas pessoas não têm auxílio dos pais, mas tem esse auxílio vindo do Nuca. Isso vai me ajudar muito a compreender mais o assunto, porque eu também tenho o auxílio da minha mãe. Na minha opinião, acho que vai ser muito legal porque eu já aprendo muito mais”.

Lívia Vitória relatou sobre os aprendizados “Essa palestra é um momento de ensino, tanto para a gente aprender a se valorizar e também para aprender a tomar decisões futuras. Primeiro, porque tudo que você faz, você tem aquela comparação ou você acha que você está indo mal, mas na verdade você está indo bem, ou você está só começando. Então, você tem que se valorizar primeiro antes de dar um passo na sua vida”, finalizou.

Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência