Cultura
Postado em 22 de dezembro de 2018 as 16:00:52

Público diverso prestigiou a abertura do Natal Conquista de Luz na Praça Tancredo Neves.
O Natal Conquista de Luz chegou à Praça Tancredo Neves na noite desta sexta-feira (21). De cima do palco, talentos da música regional embalaram a festa. Abrindo esta primeira noite, estiveram Jânio Arapiranga, Baixaria, Jorginho e Carlos Pitta. No público, pessoas de diferentes estilos e idade acompanharam os shows.
Entre elas, esteve o prefeito municipal, Herzem Gusmão. Ele assistiu às apresentações dos grupos musicais e de Terno de Reis. “Estou muito feliz com a programação natalina”, confessa o gestor. “É uma experiência do governo passado que deu muito certo. Eu sempre falo que isso é da cultura de muitos prefeitos do Brasil: o que chega desmancha o que o outro fez. Eu entendo que, das coisas belíssimas do governo passado, foi essa programação natalina, aqui na Praça Tancredo Neves, e nós preservamos”, completa.
Além disso, o prefeito também cita um outro exemplo: a retomada da iluminação do Cristo de Mário Cravo, realizada pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura. “Resgatamos a árvore de Natal do alto da serra, da década de 80, de Pedral e de Raul Ferraz. Coisa belíssima que marcou a cidade naquela época. A árvore de Natal está novamente atraindo pessoas, ela está sendo vista a 40 quilômetros de distância”, destaca.
A secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristina Rocha, também esteve na abertura do evento. Ela lembra que o Natal Conquista de Luz vem, sobretudo, para trazer diversidade de estilos e dar espaço à arte local. “Uma festa fantástica, com o mesmo brilho que fizemos no ano passado, valorizando a prata da casa, com uma diversidade de estilos na programação, do rock ao chorinho, da MPB à música clássica. Vitória da Conquista tem muitos artistas; e são artistas que, tradicionalmente, atraem o público para a Praça, então são eles o nosso destaque”, diz.

Seu Jorge Brito foi pela primeira vez ao Natal Conquista de Luz e aprovou a festa.
A música na Praça Tancredo Neves estava tão boa que despertou a curiosidade do aposentado Jorge Brito, que acabou de conhecer o Natal Conquista de Luz. “Eu estou vindo pela primeira vez. Comecei a sentir esse som lá de casa, quando as bandas estavam passando o som, eu senti que a qualidade era boa”, conta. Ao chegar até a origem da música, a surpresa foi positiva: “Conquista precisa dessas atividades, principalmente nessa época de Natal, tão carente de atividades nessa cidade”.

Gilmar, Sirlene, Lorenzo e Letícia curtem em família a festa na Praça.
Já para o funcionário público Gilmar Sousa de Jesus, participar do Natal na Praça já é uma tradição em sua casa. Ao lado de sua esposa, Sirlene da Silva; e dos filhos, Letícia e Lorenzo; ele aproveitou mais uma vez a programação com a família. “A cada ano sempre surpreendendo. A praça muito bem ornamentada, muito bonito mesmo. Muito bom, as crianças gostam, a praça muito bonita e iluminada”, avalia.