Notícias
Postado em 6 de dezembro de 2013 as 08:56:55
“A reunião foi ótima, uma alegria para a gente”, disse uma moradora
Em meio às chuvas que têm caído sobre o município nos últimos dias, os moradores do povoado de Algodão, próximo ao distrito de José Gonçalves, já se dedicam, diariamente, ao plantio de milho e feijão. Ainda assim, muitos deles reservaram a tarde desta quinta-feira, 5, para participar de uma reunião no Posto de Saúde da localidade, com o prefeito Guilherme Menezes e os secretários municipais Márcia Viviane de Araújo, de Saúde, e Odir Freire, de Agricultura.
Apesar da diversidade de assuntos discutidos, o tema predominante foi a saúde. A secretária responsável pela pasta, Márcia Viviane, observou a heterogeneidade dos participantes. “Foi uma reunião bem positiva”, avaliou a secretária. “Contamos com uma boa participação da comunidade não só daqui, mas também das outras regiões que também são atendidas pela equipe de saúde da família de José Gonçalves”.
Um exemplo foi a lavradora Anezita Almeida. Ela mora no povoado de Lagoa do Facão, que fica a cerca de quinze quilômetros de Algodão. Mesmo assim, fez questão de comparecer ao encontro com os representantes do Governo Municipal. “Sempre é bom ter a visita do Governo Municipal na região”, disse Anezita. “É preciso discutir para poder melhorar ainda mais”.
Já o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de José Gonçalves, Eunápio Novais, considerou a reunião “muito proveitosa” e destacou, especialmente, a atuação do Governo Municipal na região, por meio da Secretaria de Agricultura: “Através do patrolamento de estradas, aração de terras e abertura de barragens e aguadas, a Prefeitura está dando suporte ao homem do campo, para que ele tenha acesso a uma maior qualidade de vida”.
‘Ideias interessantes’– Saúde é uma matéria que Naildes Moreira Santos, 64 anos, conhece de longa data. Ela trabalhou durante quase trinta anos como agente rural de saúde, prestando assistência a dez localidades da região de José Gonçalves – inclusive Algodão, onde mora até hoje. “Durante a semana, eu ia participar de cursos. Nos fins de semana, eu trabalhava junto com as pessoas. Foi muito bom”, recordou Naildes, hoje aposentada.
O programa de agentes rurais de saúde foi resgatado em Vitória da Conquista a partir de 1997, a fim de levar o atendimento de saúde aos moradores da zona rural, por meio de visitas as famílias, fazer curativos e aferir pressão arterial.
A lida diária com a população tornou Naildes uma das pessoas mais conhecidas da região. “Até hoje gosto muito desse trabalho. Quando tem uma pessoa doente, vou lá visitar”, lamentou. A reunião, segundo Naildes, “foi ótima, uma alegria para a gente”. O prefeito Guilherme Menezes teve opinião semelhante. “Tem sido essa a nossa prática: discutir as demandas com a comunidade e, também junto com ela, buscar as soluções. Foi uma conversa muito rica, e dela surgiram ideias muito interessantes”, resumiu.











