A Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista (Hospital São Vicente) deu início na noite desta quinta, 31, ao I Seminário Residência Médica. A conferência de abertura contou com a participação do prefeito Herzem Gusmão e da secretária municipal de Saúde, Ceres Almeida.

O projeto da Santa Casa é a implantação da residência médica, transformando a instituição em um hospital-escola. “A Santa Casa sempre teve esse sonho e já estamos fazendo esta concretização, o que vai agregar muito para a instituição e contribuir decisivamente para o desenvolvimento de Conquista e região”, destacou o provedor do hospital, Abmael Brito. Inicialmente, serão oferecidas as especialidades Clínica Geral e Cirurgia Geral. “Estamos na expectativa para a aprovação das vagas”, completou.

O prefeito Herzem Gusmão considera que a chegada da residência à Santa Casa é mais um exemplo do crescimento da cidade na prestação de serviços. “Essa luta da Santa Casa é bastante importante. Conquista está se tornando, verdadeiramente, em uma cidade de oportunidades. Eu sempre disse que a grande vocação da nossa cidade é para o serviço, depois que a classe empresarial investiu, principalmente em educação e saúde, veio o fortalecimento da construção civil e o comércio está consolidado”, explicou o prefeito, colocando-se à disposição da instituição para recorrerem juntos ao Ministério da Educação em prol do projeto.

Com a implantação da residência médica, a Santa Casa iniciará uma nova jornada, ingressando-se na formação acadêmica e atuando na área da educação. “Conquista é altamente pujante na atualidade e muito mais o será no futuro, o fato de aumentar o número de residências na cidade significa que terá novos professores de medicina surgindo e terá profissionais de melhor excelência”, ressaltou o médico e professor, membro da Academia de Medicina da Bahia, José Antônio Almeida, lembrando que, no mundo todo, as residências mudaram a qualidade técnica, profissional, ética e social dos médicos que por elas passam.

O Seminário Residência Médica continua sua programação ao longo desta sexta, 1º, no Auditório do campus da Ufba. Às 14 horas, a secretária municipal de saúde fará a conferência “A residência médica: formação médica para o SUS e o mercado”. Os secretários municipais Esmeraldino Correia (Serviços Públicos) e Marcos Ferreira (Gabinete Civil e Governo) também prestigiaram a abertura do evento.