Notícias
Postado em 26 de fevereiro de 2024 as 13:08:30
A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) realizou no último sábado (24), no auditório da Faculdade Santo Agostinho, a cerimônia de formatura dos concluintes dos Programas Municipais de Residência Médica do Hospital Municipal Esaú Matos. Ao todo, nove médicos que fizeram a residência na unidade hospitalar receberam, oficialmente, o título de especialistas nas áreas de Pediatria, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Neonatologia.
Uma delas foi a médica Renata dos Anjos, concluinte da residência em Ginecologia e Obstetrícia, que relembrou a trajetória de cerca de três anos de residência no Hospital Esaú Matos. “Eu acho que desde o primeiro momento que eu estive por lá, que eu pisei os pés naquele hospital, eu sabia que a gente sairia pronta dali. E, de fato, foi uma experiência muito enriquecedora, muito importante pra minha formação”, afirmou a mais nova especialista.
Para o médico Pedro Carlos Teixeira, coordenador da Comissão Municipal de Residência Médica, esse é um momento especial pois chancela todo um trabalho em prol da formação qualificada dos profissionais. “Nossa residência já tem mais de 20 anos. Então, isso pra gente é um agregador de formação muito grande e a Fundação de Saúde oferece essa formação em um nível extremamente alto, com um caráter de excelência comparando a outros centros do país”, destacou o coordenador.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, participou da cerimônia e, na oportunidade, ressaltou o papel da Fundação de Saúde em unir saúde e educação, no intuito de formar profissionais especializados para melhor atender à população. “A Fundação tem tido um papel fundamental na educação médica, oferecendo estrutura e garantindo o acompanhamento de profissionais de gabarito para ajudar nesse processo de formação. Então, a gente fica muito feliz de poder fazer parte desse momento e saber que a Fundação tem contribuído bastante com a cidade”, reforçou o secretário.
Os Programas Municipais de Residências Médicas, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Medica, têm por objetivo especializar profissionais por meio da formação em serviço, assegurando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Constituem-se em modalidade de ensino de pós-graduação, atividades teórico-práticas dentro do Hospital Esaú Matos.