Teve início, na noite dessa terça-feira, 5, a XIII Jornada de Estudos de Kierkegaard. Com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes universitários, professores e gestores públicos, a abertura oficial da jornada aconteceu no Teatro Glauber Rocha, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI), em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista e com o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESB. Em sua décima terceira edição, a Jornada de Estudos de Kierkegaard celebra os 200 anos de nascimento do filósofo, sendo sediada em uma universidade estadual pela primeira vez.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Ricardo Marques, este é mais um importante evento sediado em Vitória da Conquista. “Nossa cidade tem a honra de sediar essa jornada comemorativa dos 200 anos de Kierkegaard, como mais uma atividade importante da programação no aniversário da cidade. O professor Jorge Miranda é digno nosso respeito por conta do esforço que vem empenhando na organização desse evento”, declarou o secretário.

José Jackson Reis

O coordenador do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESB, José Jackson Reis, parabenizou os organizadores pelo evento e demonstrou sua satisfação pelo fato de ser a UESB o local escolhido para sediá-lo. “É uma honra receber em nossa universidade um banquete como este, tratando da obra de Kierkegaard”, comentou.

Jorge Miranda

Já o professor Jorge Miranda, principal articulador da Jornada em Vitória da Conquista, ressaltou a importância da parceria entre diversos entes para o sucesso do projeto. “Eu só tenho a agradecer. Agradecer aos parceiros envolvidos na elaboração desse evento; agradecer aos discentes que trabalharam com responsabilidade e comprometimento, e agradecer a generosidade de nossos convidados do nosso país e de fora dele”, assegurou.

A beleza da produção do pensador dinamarquês foi celebrada na apresentação do Concertino das dores, da angústia e da ansiedade exibido pelo Maestro João Omar de Carvalho Mello (violoncelo), Petrônio Joab (violão e viola) e Elton Becker (voz) que mesclaram trechos de livros de Kierkegaard ao som de músicas de artista brasileiros, como Tom Jobim e Elomar Figueira.

Álvaro Luiz

O palestrante da noite foi Álvaro Luiz Montenegro Valls, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) que tem se dedicado à tradução dos textos de Kierkegaard para os leitores brasileiros. “Se o nome dele já é complicado, imagina traduzir seus textos. Meu desafio é traduzir os textos de Kierkegaard para o bom português”, brincou o pesquisador.

Celebração – a XIII Jornada Internacional da SOBRESKI – Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard tem como objetivo principal reunir os estudiosos brasileiros, latino-americanos e de demais localidades para celebrar os 200 anos de nascimento de Kierkegaard (05 de maio de 1813) de maneira que possam socializar os estudos e pesquisas sobre as várias temáticas desenvolvidas pelo filósofo dinamarquês; trocar experiências, divulgar trabalhos, produções e publicações, bem como conviver numa atmosfera de cordialidade e aprendizagem.