Cultura
Postado em 22 de maio de 2017 as 13:03:34
Nesta segunda-feira, 22, representantes do Fluminense Football Club estiveram no Estádio Municipal Edvaldo Flores realizando uma seletiva entre jovens da região. Cerca de 350 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, que participam de Escolinhas de Futebol nos municípios de Vitória da Conquista, Macarani, Barra do Choça, Caatiba, Poções, Manoel Vitorino e Iramaia participaram da “peneira”, como é conhecido o procedimento no meio do futebol.
O observador técnico do clube, Leiva Duarte, explica que os selecionados terão a oportunidade de se apresentar no Centro de Treinamento do Fluminense, em Xarém, no Rio de Janeiro. Além disso, ele destaca a satisfação em realizar a seletiva: “É um encanto muito grande para o Fluminense procurar talentos, como em Vitória da Conquista, que tem celeiros de craques.”
Danilo Santos, que mantém um projeto de Escolinha de Futebol no Estádio Edvaldo Flores e intermediou a seletiva, conta que ele também já foi aluno de lá e se tornou atleta profissional por meio de uma avaliação como essa. “Isso traz para Vitória da Conquista novas oportunidades de sonhar e de realizar sonhos. A Prefeitura tem nos dado espaço com esse projeto que temos aqui semanalmente, agora esperamos trazer não apenas o Fluminense, mas outras grandes equipes do futebol brasileiro”, afirma.
Os jovens que participaram da “peneira” estavam dominados pela empolgação. “A expectativa é jogar bem, dar o meu melhor e fazer o que eu sei fazer”, revela Pablo César Santos, de 12 anos. Há cerca de um mês participando do projeto no Edvaldo, sua avaliação é positiva: “A Escolinha é boa. Tem bons treinadores, bom espaço para os alunos e nos dá oportunidade. Adoro futebol, é meu sonho ser jogador.”
Pedro Iure Gomes, de 10 anos, está há mais tempo no projeto – já são dois anos jogando na Escolinha de Futebol. Para ele, essa é uma excelente oportunidade: “Eu acho ótimo, porque incentiva as crianças a terem o sonho de ser um grande jogador de futebol.”