Desta sexta-feira (14) até 23 de novembro, a Praça Orlando Leite (Praça do Gil) está mais colorida e perfumada com a 18ª edição do Conquista Florescendo, a tradicional Feira de Flores de Holambra, que é realizada anualmente com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista. A feira tem entrada gratuita para toda a população, e funciona das 8h às 20h. No local, os visitantes encontram mais de 200 espécies de plantas e flores ornamentais.

Florescendo Conquista na Praça Orlando Leite

O organizador Diro Oliveira destacou a qualidade das flores que vem de Holambra, cidade do estado de São Paulo conhecida como o maior polo florícola do país, e a importância do evento: “Estamos aqui na 18ª edição, com esse projeto que já estamos trazendo há alguns anos, em parceria com uma empresa de Holambra. O nosso intuito é colorir Vitória da Conquista, e nós sempre escolhemos novembro para homenagear o aniversário da cidade. Nossa região possui grandes produtores de flores e queremos fazer um movimento que volte o olhar para essa produção”, disse.

A auxiliar de paisagismo, Nádia Ferraz, participa da feira há mais de 15 anos e relatou a relevância das flores no dia a dia: “É um benefício para a cidade, aqui é uma beleza pura, que permite o contato com a natureza, e são plantas lindas.  Esse é um mimo que a gente leva para casa, para alegrar nosso ambiente. Uma planta em casa sempre traz mais vida, então, venham conhecer e nos prestigiar”.

Para Mirian Sousa, visitante que participa todos os anos, a melhor parte são as novidades:  “Eu sou fã de planta, já estou levando as minhas mudinhas. É tudo maravilhoso, muito lindo, tem muitas novidades que a gente não tem em casa, sempre tem uma para levar.” Os amigos João Coelho e Maria Fernanda Pinheiro foram apreciar a beleza das exposições; Maria foi a convite de João, que já conhecia a feira, e disse: “Eu não conheço muito de plantas,  mas o evento é muito lindo”. Já João disse que sempre gosta de aproveitar a oportunidade de estar em espaços públicos: “Quando tem algum evento exposto em praça pública, eu sempre tento vir e fortalecer o movimento regional.  Eu acho muito bonito e é muito interessante um espaço estar tão cheio de pessoas trabalhando e consumindo”, finalizou.