Desenvolvimento Social
Postado em 17 de junho de 2024 as 15:00:31

Ação da Família Acolhedora na Escola Municipal Marlene Flores
Na última semana, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora realizou atividades interativas com estudantes da Escola Municipal Marlene Flores, localizada no bairro Lagoa das Flores. A ação faz parte da programação da campanha de combate ao trabalho infantil, realizada anualmente pela Prefeitura de Vitória da Conquista, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento de uma infância de forma digna, saudável e protegida.
De acordo com a gerente do Família Acolhedora, Joseane de Almeida, as ações de conscientização são levadas principalmente às escolas localizadas em regiões onde foi identificado aumento nos casos de trabalho infantil, pela Rede de Proteção do município, promovendo reflexões sobre os direitos da criança e do adolescente, a fim de combater essa violação de direito.
“Nós fazemos essas ações, principalmente, nas escolas onde o índice de trabalho infantil aumentou para tentar conscientizar as famílias. Realizando esse trabalho com as crianças nas escolas, a gente consegue que até mesmo as crianças compartilhem essa temática com os pais. Esse é um trabalho complementar também. Os pais têm rodas de conversa com outras unidades enquanto a gente tem esses momentos com as crianças nas escolas”, explicou Joseane.
- Joseane de Almeida
- Rosane Dias
Quem recepcionou a equipe do serviço na escola foi a vice-diretora, Rosane Dias. Segundo ela, a escola registrou um índice baixo de evasão escolar devido ao trabalho infantil, o que dificulta a identificação de crianças que estejam vivendo nessa situação. Por esse motivo, ainda segundo a vice-diretora, é essencial que o debate sobre o que é e como combater trabalho infantil seja intensificado nas escolas. “Trazer essa discussão sobre o trabalho infantil para as escolas é muito importante. Por mais que a gente não tenha muitos casos de evasão escolar por conta do trabalho infantil, pode ser que mesmo assim tenham crianças daqui vivendo nessa situação sem o nosso conhecimento. Então é sempre bom seguir conscientizando”, disse Rosane.
Intitulada “Infância Protegida é Infância sem Trabalho”, a campanha deste ano ainda promove ações de conscientização até o dia 30 de junho com públicos de todas as idades, em diferentes territórios de Vitória da Conquista. Acesse a programação.