As imagens expostas no Centro Integrado dos Direitos Humanos de Vitória da Conquista retratam o quanto as mulheres são plurais em suas aparências e vivências. A Exposição de Fotos “Mulher Plural” foi aberta na tarde desta sexta-feira (8), dia em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Presente na abertura da mostra, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, falou das conquistas alcançadas pelas mulheres e os desafios que ainda existem: “Sempre defendi que a mulher tinha que buscar o espaço dela e conquistar. Quando ingressei na vida púbica em 1998, uma das causas era a defesa da mulher e da igualdade de direitos. De lá para cá, nós conquistamos muita coisa, mas ainda há muito a se conquistar. A mulher merece respeito e nós temos que nos unir e uma defender a outra, porque só assim poderemos vencer”.

A mostra conta com 50 fotografias de cinco profissionais: Aline Matos, Érica Daniela, Letícia Portela, Rebeca Reis e Léo Santos. Realizada pela Coordenação Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (CRAV), a exposição teve a curadoria de Dayana Andrade, Camilla Aguiar e Lucinéia Oliveira. “A exposição Mulher Plural traz um pouco do conjunto de todas as mulheres. Queremos mostrar que somos muitas e que juntas podemos fazer muito mais”, disse a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade.

Entre tantas mulheres fotografadas, uma fez questão de se ver ali exposta na sala de entrada do Centro de Direitos Humanos: Zorilda Santos. “Gostei. É bom olhar trabalhos assim, mas achei estranho nos ver retratadas nas imagens, nem reconheci minha filha”, comentou a idosa que, além de exposição, gostar de ir à festa religiosa. Aos 87 anos de idade, a dona de casa foi fotografada em ações cotidianas na sua residência. O responsável por fotografar esses momentos foi seu neto Léo Santos, único homem a expor. Fotógrafo profissional há três anos, Léo levou imagens mais espontâneas, que mostrem a naturalidade da mulher.

Neto e avó contemplam as fotografias que eles produziram

Outra expositora que esteve no lançamento foi a fotógrafa Aline Matos. Jornalista por formação, há sete anos ela se dedica a fotografia. As fotografias expostas na “Mulher Plural” já faziam parte do acervo da profissional. “É um projeto que guardo com muito carinho, realizado no Outubro Rosa com o pessoal da Unacon do Hospital de Base. Nós fotografamos as mulheres que passavam pelo tratamento do câncer de mama. A fotografia foi um exercício terapêutico, uma forma de fortalecer a autoestima dessas mulheres. Foi um dia incrível e o resultado está aí”, conta Aline.

Quem também prestigiou a abertura da mostra foram o chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira; a secretária de Governo, Geanne Oliveira; a secretária de Cultura, Tina Rocha; o secretário de Indústria e Comércio, Cláudio Cardoso; e a fotógrafa Érica Daniela. A exposição estará disponível para visitação do público até o dia 30 de março.

Aline Matos e ao fundo umas das mulheres que mais se destacou no projeto com a Unacon