O Governando com as Pessoas, programa da Prefeitura de Vitória da Conquista, encerrou a etapa de ampla escuta do Ciclo I, que abrange Alto Maron, Ibirapuera e Inhobim. Os moradores sugeriram obras e serviços para as localidades onde trabalham ou residem. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Governo (Segov) analisará as sugestões que são viáveis e de responsabilidade da Prefeitura para inseri-las na primeira etapa de votação.

“Para nós, é um percentual bastante importante, considerando que estamos na primeira etapa do Governando. No projeto-piloto, não tínhamos essa etapa e era apenas um bairro para concentrarmos nosso trabalho de mobilização. Então, ficamos bastante felizes com o engajamento dos Cras, dos Creas, dos postos de saúde e ainda das escolas, mesmo em recesso. Nós sabemos que podemos contar com os organismos do governo como um todo”, declarou a secretária da pasta, Geanne Oliveira.

No início desta semana, a equipe da Segov se reuniu com os mobilizadores das demais secretarias para avaliar a nova metodologia do programa. Este ano, o programa é realizado por ciclos, que envolve um bairro da zona oeste, outro da zona leste e um distrito da zona rural, e é dividido em três etapas.

A próxima etapa do Ciclo I ocorrerá de 15 a 25 de fevereiro e, em março, a população votará em uma obra ou serviço que é prioridade para o bairro. “É muito importante que a pessoa, mesmo que não tenha participado da etapa de ampla escuta, possa participar das etapas seguintes, consolidando a escolha que irá beneficiar Alto Maron, Inhobim e Ibirapuera”, convida Geanne.

Segundo a secretária de Governo, assim como ocorreu no projeto-piloto, realizado em 2023, no bairro Zabelê, o Governando com as Pessoas mantém o princípio da participação popular como valor público primordial.