Após as fortes chuvas que atingiram a região de Vitória da Conquista na noite da última terça-feira (15), a estrada principal que liga Bate-Pé a Pradoso amanheceu interditada nesta quarta-feira (16), mas já voltou a ser utilizada pela população. No entanto, a Prefeitura conseguiu garantir a mobilidade dos moradores com duas rotas alternativas preparadas para essa finalidade: a estrada do Cavalo Morto e a do Ribeirão.

De acordo com o coordenador da Subprefeitura de Bate-Pé, Augusto Filho, a estrada principal, que está em obras realizadas pelo Governo do Estado, fica sem condição de uso quando chove forte. “Mas hoje, não há mais preocupação com relação ao acesso para Vitória da Conquista, porque temos essas duas estradas como alternativa. E a Subprefeitura monitora os pontos críticos, principalmente as áreas próximas aos rios, para que as pessoas possam trafegar de forma segura”, disse.

No distrito de José Gonçalves não houve danos. As localidades de São Sebastião, Itaipu, Catinguinha, Estrela, Roseira e Catarina não registraram volume significativo de chuva, e o trânsito está dentro da normalidade. Em São João da Vitória, de acordo com o coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac-Subprefeitura) de Inhobim, Osmário Lacerda, houve muita chuva na noite de ontem, cerca de 100 milímetros. Já em Veredinha e Cercadinho, o volume de chuvas ficou em torno de 60 a 70 milímetros. Um ônibus ficou atolado na estrada da região de Sossego, porém, equipes da Prefeitura estiveram no local e fizeram a remoção do veículo. As demais estradas da região estão tranquilas.

Região de José Gonçalves

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias, moradores e colaboradores da Zona Rural informaram que o volume de chuva ficou entre 60 e 100 milímetros. Ainda de acordo com o secretário, por enquanto, não houve intercorrência mais severa ou estrada que esteja impossibilitada de transitar. “A chuva trouxe boas novas. São chuvas boas para encher os nossos mananciais”, finalizou Breno.

Caso algum morador necessite de intervenção em sua localidade, a SMDR orienta solicitar através do número (77)3420-7012.