Notícias
Postado em 7 de novembro de 2013 as 17:58:28
Durante os dias 5 e 11 de novembro, o Hospital Esaú Matos, dirigido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), promove aos funcionários e estagiários da instituição capacitações para promoção e apoio à amamentação. O curso está sendo ministrado por estudantes de enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) que fazem estágio supervisionado no Esaú Matos.
O Esaú Matos logra, desde 2002, do selo Hospital Amigo da Criança, por desenvolver práticas para apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno. Este selo, idealizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estabelece que os hospitais portadores desse título desenvolvam os dez passos do aleitamento materno.
O incentivo ao aleitamento materno deve envolver toda a equipe multiprofissional do hospital. Por isso, periodicamente, o Banco de Leite Humano (BLH) realiza curso de educação continuada, para que toda equipe do hospital esteja capacitada a transmitir informações e orientações, com linguagem simples e apropriada, sobre as práticas do aleitamento materno às pacientes.
Segundo coordenadora do BLH, Adriana Vasconcelos, todo o trabalho de incentivo precisa ser precoce e em equipe. “É importante que, desde o centro cirúrgico, o aleitamento materno já seja estimulado:ao ver que o bebê e a mãe estão bem proporcionar o contato pele a pele. E nos setores seguintes, alojamento, pediatria, as equipes devem dar continuidade a esse estímulo, para que, quando essa mãe chegar a sua casa, continue amamentando”, explica.
A estagiária de enfermagem, Monalisa Cruz, acredita que cursos como esses auxiliam em sua formação. “As orientações sobre incentivo ao aleitamento materno são importantes pra mim, hoje, como estudante. No futuro, enquanto profissional, poderei colocar isso em prática, orientando as pacientes da melhor forma”, afirma.