Educação
Postado em 23 de julho de 2018 as 13:50:53
Criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa por meio do trabalho coletivo e levar a comunidade escolar a compreender os diferentes modelos de família existentes da sociedade atual. Esses foram alguns dos objetivos do I Seminário da Família na Escola, promovido pela Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira. O encontro reuniu equipe escolar, professores, alunos, pais e responsáveis nesta sábado (21).
Além de momentos de reflexão, com palestras sobre violência doméstica, consumo de drogas por adolescentes e valores familiares, a programação contou serviços de beleza, a exemplo de corte de cabelo e manicure.
Para o diretor da escola, Antônio Tavares, a iniciativa aproximou a família da escola e mostrou aos presentes o papel de cada uma dessas instituições no processo de educação. “Momentos como esse permitem que as famílias conheçam e reflitam sobre o seu papel, entendendo também a função da escola. Assim podemos trabalhar em parceria, buscando o melhor desenvolvimento dos alunos”, destacou.
Professora da Escola Helena Cristália, Moana Salvador considerou a atividade positiva também para os profissionais de educação. “Como escola, entendemos que o processo de educar se concretiza com a participação da família”, disse.
Valneide Pereira é mãe de um aluno da escola e participou pela primeira vez de um seminário desta natureza. “Foi muito proveitoso porque o professor não pode viver sem o pai e o pai sem o professor. Temos uma família em casa e uma família na escola”, declarou, emocionada. E a aluna Maria Vitória completou: “O seminário ensinou os alunos, mas também ensinou os pais. Vivemos em tempos muito perigosos e os pais precisam dar atenção, amor e carinho aos seus filhos”.
O I Seminário da Família da Escola Municipal Helena Cristália também contou com a participação da secretária municipal de Educação, Selma Oliveira, e de policiais que atuam na Ronda Escolar.