Educação
Postado em 7 de novembro de 2013 as 19:08:11
O Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino segue até essa sexta-feira, 8, no Centro de Educação Municipal Prof. Paulo Freire. O evento promove uma discussão em torno da temática “Quais diretrizes curriculares queremos para a rede municipal de Vitória da Conquista?”, com a finalidade de refletir coletivamente acerca da construção de diretrizes que nortearão o trabalho da escola e do professor em cada modalidade de ensino.
O evento é uma realização da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e integra a semana do Aniversário da Cidade. Na tarde dessa quinta-feira, 7, cerca de 2 mil participantes foram divididos nos seguintes grupos de trabalho: Educação do Campo, Educação para Jovens e Adultos (EJA), Educação para a Diversidade, Ciclos I a IV, Educação Especial e Sala de Leitura.
A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão, explicou sobre o andamento das atividades. “Formamos 25 grupos de trabalho, distribuídos em 25 espaços, com temáticas específicas que envolvem a educação. Cada grupo tem de 40 a 300 professores. Primeiro são expostos os temas, para depois iniciarmos os debates e as sugestões. Amanhã, cada equipe vai expor as suas discussões numa plenária”.
A professora Caroline Angélica, da Escola Municipal Tobias Barreto, povoado de Veredinha, destacou a importância da participação dos professores no evento. “Além de ser um momento para discutirmos, juntos, melhorias para a rede, a nossa presença é fundamental, porque, como professores, conhecemos de perto o cotidiano escolar. Dessa forma, as chances do trabalho final dar certo são muito mais efetivas”, disse.
Professora da Escola Maria Rogaciana da Silva, Cristiane Conceição também revela o mesmo pensamento. “Este é um momento rico, próspero e sonhado por todos nós para a construção de uma rede melhor, com uma educação de qualidade construída não apenas pelos gestores que estão à frente da administração, mas antes de tudo, pelos profissionais que estão dentro do contexto da sala de aula”, revela.
Segundo a diretora da Escola Municipal Zélia Saldanha, Norma Oliveira, “a palavra certa que caracteriza este evento é melhoria. Diretores, coordenadores e professores estão aqui reunidos, tendo a oportunidade de dar a sua contribuição para a construção de diretrizes que vão reger toda a educação da rede municipal”.
Davino Nascimento é professor do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, em Bate-Pé. Para ele, o encontro vai proporcionar um parâmetro para a educação municipal. “Este encontro mostra o interesse do Governo Municipal para que haja uma homogeneidade do pensamento de todos os profissionais da rede, a fim de que o ensino seja direcionado ao efetivo desenvolvimento da escola e dos seus alunos”.