Vitória da Conquista presencia um número crescente de mulheres empreendedoras que têm alcançado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Essas mulheres contam com o apoio da Prefeitura, que tem desenvolvido diversos programas voltados para o fortalecimento da autonomia financeira feminina, demonstrados no evento dedicado ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta sexta-feira (8), no Centro Cultural Glauber Rocha.

Dentro do espaço, vários estandes foram montados para oferecer diversos serviços e abrigar também expositores e trabalhadores voluntários desejosos de uma oportunidade de exibir seus negócios. Um dos pontos mais visitados durante o dia foi o da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que abrigou a Feira de Jovens Empreendedores, programa da Coordenação de Juventude e que contou com a participação de mulheres empreendedoras que aproveitaram o dia para vender e divulgar seus produtos.

Uma delas, Juliana Souza, relata ter sido convidada pela Secretaria para expor sua marca de vestuário “Juju Black”, oportunamente, no evento do Dia da Mulher. “Nosso produto tem como público-alvo a mulher preta, com uma mensagem de valorização. Eu, que venho de Salvador, estou achando muito bom este evento da Prefeitura de Vitória da Conquista, os estandes estão lindos, estão todos de parabéns pela ação”, declarou Juliana.

Juliana

Outra expositora foi Rosália Rosa da Silva, que possui uma empresa voltada à produção de lingeries e que teve suas peças exibidas em um desfile de moda. Rosália destacou o apoio ao empreendedorismo feminino e a importância de oferecer suporte para que as mulheres possam iniciar e manter seus negócios e mencionou a relação positiva com a SMDE e com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SMPM). “O projeto começou com a família e cresceu para incluir mais de 30 colaboradores, atendendo a cerca de 3 mil empreendedores, principalmente mulheres. Acreditamos que juntas podemos fazer mais, contribuir com uma cidade menos desigual e sem diferenças entre os gêneros”, acrescentou a empresária.

Além das vendas, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer programas como a Sala da Mulher Empreendedora, anteriormente vinculada à SMDE e atualmente à SMPM. O programa continua a oferecer cursos, mentorias e capacitações voltadas para o empreendedorismo feminino, de forma gratuita, e em espaço próprio. Para a coordenadora Efigênia Ferreira, a Prefeitura se orgulha de suas empreendedoras e continuará investindo e incentivando o empreendedorismo feminino, reconhecendo o valor e o potencial das mulheres como agentes de transformação econômica e social.

Mirian Santos Silva, que trabalha há exatamente um ano com cosméticos e estética feminina, ressaltou o orgulho em trabalhar com o embelezamento e contribuir com a valorização da mulher. Mirian ofereceu serviços de maquiagem no estande da SMPM e aproveitou a oportunidade para aderir aos programas oferecidos pela Sala da Mulher. “Vejo como importante uma rede de assistência e cuidado para as mulheres, em uma cidade em crescimento como Vitória da Conquista. Fico muito feliz em participar e colaborar com essa iniciativa”, destacou Miriam.

Miriam