Notícia Destaque
Postado em 2 de abril de 2019 as 18:30:53
Nesta terça-feira (2), a Prefeitura da Zona Oeste (PZO) completa três meses de funcionamento em Vitória da Conquista. Situada no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, o espaço já realizou mais de 35 mil atendimentos ao longo desse tempo. Disponibilizando uma série de aparatos públicos e audiências com o prefeito Herzem Gusmão, o espaço já se tornou rotina na vida da população da zona oeste da cidade, que agora conta com muito mais facilidade no acesso a uma vasta gama de serviços.

Em três meses de funcionamento, a Prefeitura da Zona Oeste já realizou mais de 35 mil atendimentos.
Essa realidade é refletida na crescente demanda de atendimentos. Em janeiro, 5.518 atendimentos foram executados pela PZO. Durante o mês de fevereiro, o número registrado foi mais que o dobro: 13.473 atendimentos. Agora, nesse mês de março, foram 16.493 ofertas de serviço na nova sede da Prefeitura. Com localidade de fácil acesso e estacionamento gratuito para a população, o Centro Glauber Rocha entrou de uma vez por todas no rol da plena ocupação popular.
“Depois que houve a descentralização ficou um serviço muito bom”, avalia a enfermeira, Arlindalva Maria Magalhães, que esteve na PZO nesta tarde para recarregar o cartão de bilhete eletrônico da sua filha. “Chega aqui, tem lugar pra sentar, e quando é lá [no centro], na superlotação, ficavam pessoas até em pé. Mas aqui não, toda hora que você chega é bem atendido, as pessoas aqui recebem você muito bem e dão informação correta. Acho que a praticidade foi excelente para as pessoas que moram do lado de cá, do Bairro Brasil”, completa.

Para a enfermeira Arlindalva, a descentralização dos serviços públicos tem sido muito positiva.
A cabelereira Valdete Maciel também aproveitou a tarde para resolver algumas pendências. “Vim regularizar meu Bolsa Família e atualizar meu cadastro”, conta. Moradora do Bairro Brasil, ela diz que está acostumada a frequentar o espaço para usufruir dos serviços. Sobre os três meses de funcionamento da PZO, ela opina: “Foi muito bom. Facilitou demais, principalmente para quem mora do lado de cá.”

Para quem mora no Bairro Brasil, os serviços da PZO têm trazido muita facilidade.
Além disso, ao longo desses três meses, a população tem tido acesso a atendimentos do Cartão SUS, IPTU, Alvarás e Finanças. Os programas Educarte, Sala do Empreendedor e Conservatório de Música também se instalaram no local, assim como a Coordenação de Transportes. Tudo isso somado as atividades que o prefeito Herzem Gusmão e a vice-prefeita Irma Lemos, acompanhados por membros do secretariado, têm realizado no local.
De acordo com o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, o crescente número de atendimentos é fruto do planejamento inicial da PZO. “Isso mostra que a ideia de colocar uma Prefeitura avançada na entrada de bairros mais populosos e mais carentes foi uma decisão acertada do prefeito Herzem Gusmão”, afirma. Além disso, Ferreira também destaca a importância de levar o governo para mais perto do povo. “O prefeito tem a oportunidade de ver e interagir com os munícipes sendo atendidos, ao lado dos secretários e vereadores. É um sucesso”, finaliza.







