Gabinete da Prefeita
Postado em 24 de janeiro de 2024 as 17:43:01

Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu o presidente do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, Mário Martinelli Júnior, para dialogar sobre a assistência farmacêutica no município e formas de aprimorar ainda mais esse sistema.
Durante a reunião, Martinelli Júnior relatou que Vitória da Conquista é uma grande referência para toda a categoria na Bahia e também para o conselho. Segundo ele, o número de farmacêuticos no município varia de 600 a 800 profissionais, e a gama de farmácias comunitárias gira em torno de 400. Outro assunto pautado pelo presidente foi o Projeto de Lei que visa inserir o farmacêutico na equipe mínima da Atenção Básica, via financiamento com o Ministério da Saúde.
Ao falar sobre a questão dos recursos para a saúde, a prefeita Sheila Lemos destacou que Vitória da Conquista já atua numa linearidade que vai de cima para baixo, por meio do Ministério da Saúde. Segundo a gestora, muitos municípios não estão tendo condições de pagar a folha de pessoal e começaram uma escala de demissão. “Por isso, o Governo Federal precisa pensar em uma forma de financiar a saúde de verdade. O financiamento atual não dá para a saúde, a Tabela Sus está travada desde 2013”, disse.
Para a fiscal farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, Mozelia Roliher, que visitou todas as unidades de dispensação de medicamentos do município, Vitória da Conquista é um exemplo, não apenas quando se fala sobre a assistência farmacêutica, mas também no quesito da Vigilância Sanitária, que é uma grande parceira do Conselho. “Aqui é um exemplo de assistência farmacêutica. Nós temos um ambulatório de saúde mental que não existe isso em lugar nenhum, só aqui, as farmácias da família também. O trabalho é de excelência, realmente é muito bom”, disse. A fiscal também relatou que a assistência aumentou muito, desde quando realizou a primeira vistoria no município.

Mário Martinelli Júnior
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, a atual gestão deu importância e investiu na assistência farmacêutica municipal. Conforme também destacou, esse encontro foi essencial, porque foi entregue uma prévia do relatório feito pelo Conselho, com um olhar e cuidado técnico. “A gente fica feliz quando vê uma pessoa que vem para fiscalizar, mas é aquela pessoa que vem querendo melhorar. E eu acho que nessa reunião a gente sai com essa visão, a gente sai com alguns novos direcionamentos”, disse.
Enquanto pontuava os destaques no setor da assistência farmacêutica, a subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, informou que a rede municipal de saúde de Vitória da Conquista possui um protocolo que dá autonomia aos farmacêuticos para orientar e acompanhar os pacientes. Ela também informou que esse protocolo já serve de experiência para Salvador.
Segundo a coordenadora municipal da Assistência Farmacêutica, Renata Prado, essa parceria com o Conselho Regional é muito importante, para que o município possa atender da melhor maneira a população. “A gente tem muito orgulho de ser exemplo de um bom trabalho, mas também é interessante que a gente seja exemplo como o esforço de melhorar todos os dias”, concluiu.
O delegado do Conselho e coordenador do Núcleo de Saúde da Secretaria Municipal de Educação, Filipe Bittencourt, disse que o Governo Municipal está trabalhando diariamente para melhorar a qualidade do serviço oferecido e a infraestrutura das unidades de saúde, citando o novo programa Saúde Renovada, que vai reformar unidades que precisam de reparos.
Além disso, durante a reunião foi pautado o concurso que está com o edital iminente, que vai ofertar vagas para o quadro de farmacêutico.







