Cultura
Postado em 12 de maio de 2013 as 22:50:14
Como elaborar bons projetos culturais. Este foi o tema do minicurso oferecido nesta manhã de domingo, no espaço da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente . Com o lema, Transformar esforços em resultados, o minicurso apresentou aos jovens presentes diretrizes para a eficácia na elaboração de projetos da área cultural.
Segundo a facilitadora e produtora Cultural do Instituto Mandacaru, Luciana Oliveira, a proposta do minicurso foi desmistificar a dificuldade da elaboração de projetos. “Fico muito feliz que o festival esteja no segundo ano e possa abrir um espaço de debate como este, no qual a intenção é mesmo uma troca de experiências, trazendo um pouco da minha bagagem no ramo, com uma dinâmica diferenciada”, ressalta.
Luciana disse também estar bastante entusiasmada com a miscelânea cultural apresentada nos espaços do festival. ” Fico muito feliz pela participação de jovens de variadas origens, o que reflete exatamente o Festival da Juventude, esse encontro de pessoas diversas”, declara.
O escritor soteropolitano Wellington Ferreira, 25, avaliou a participação dos jovens como bastante produtiva. “A juventude precisa desses espaços para dialogar cultura, direitos humanos, entre outros assuntos. Acredito que, para os jovens que estão hoje presenciando esses debates, foi muito interessante, pois agrega valor e permite o empoderamento e o fomento da cultura dentro de seus municípios”, avalia.
Já segundo a pedagoga que atua na Gerência de Apoio à Cultura e às Ciências, setor da Pró-Reitoria de Extensão da Uneb, Gerusa Sobreira, “essa troca de experiências da juventude é bastante enriquecedora. Para nós, o minicurso é importante para estimular a juventude e permitir que a gente possa desenvolver também ações que fomentem a cultura no ambiente universitário“, conlcui.
O Festival da Juventude – Ano II é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o apoio da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Democratização do acesso à cultura – Promover o acesso da população a bens e produtos culturais e dar visibilidade ao trabalho de novos artistas é o compromisso da Prefeitura de Vitória da Conquista. Com esses propósitos, o Governo Municipal estruturou um extenso calendário cultural, que abrange eventos como Mostra Cinema Conquista, Natal da Cidade, Forró Pé de Serra do Periperi, Domingo Por Encantos, Festival de Cenas Curtas, Fechando o Beco e Por isso é que eu canto. Em todos eles, o acesso da população é gratuito e os artistas iniciantes têm espaço garantido. A seleção dos participantes é feita por meio de editais, garantindo o acesso democrático e transparente.
A Prefeitura mantém ainda dois espaços de formação musical: o Conservatório Municipal de Música e a Orquestra Conquista Sinfônica.