Desenvolvimento Social
Postado em 27 de novembro de 2025 as 08:03:20
Com o objetivo de engajar adolescentes em ações de combate aos impactos das mudanças climáticas, integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) participaram de uma atividade de Educação Ambiental, que contou também com plantio de árvores.

A iniciativa, realizada na Praça da Juventude, faz parte das ações do Selo Unicef e tem como tema “Reflorestando nosso território e nossas ideias – Bora semear?”. Na ocasião, a mobilizadora do Nuca, Laís Senna, explicou que a atividade permite aos adolescentes serem protagonistas dessas ações que buscam impactar positivamente não somente o município de Vitória da Conquista, mas todo o planeta. “O reflorestamento é uma atividade muito importante no combate às mudanças climáticas que tanto impactam a vida de crianças e adolescentes, o público mais vulnerável”, destacou.
A iniciativa, realizada na tarde do último dia 24, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Herbário Municipal Sertão da Ressaca, que fez a doação das mudas. O engenheiro agrônomo e gestor do herbário, Lázaro Ribeiro, informou que foram plantadas mudas das espécies ipê, jatobá, pau-ferro e aroeira. O agrônomo também ressaltou a importância da ação. “É fundamental levarmos essa conscientização para os jovens que futuramente vão ser pais, avós e tios, mas que estarão replicando essa consciência ambiental que eles estão adquirindo desde hoje”.
- Ana Júlia
- Laís
- Lázaro
- Ana Clara
Para a integrante do Nuca, a estudante Ana Júlia Trindade, os adolescentes também devem estar engajados nas ações que impactam positivamente o meio ambiente. E Ana Clara da Hora, também do Nuca, completou: “ A gente não só está aprendendo, mas ensinando também a outros, lembrando que os pequenos gestos e as pequenas ações podem mudar muitas coisas”.













